A Fifa decidiu estabelecer uma cota fixa para convencer os clubes europeus a participarem do novo Mundial em formato expandido, que contará com 32 equipes e será realizado nos Estados Unidos em 2025. A proposta visa garantir a participação das equipes europeias, que terão que se ausentar de seus países por quase um mês durante a pré-temporada.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal português A Bola e confirmadas pela Itatiaia, a quantia discutida em recentes reuniões na Uefa foi de 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 269 milhões) para cada um dos 32 clubes participantes. Esta medida foge ao padrão da Fifa, que normalmente oferece cotas baseadas no desempenho das equipes nos torneios.
A decisão de oferecer uma cota fixa foi tomada para evitar possíveis obstáculos por parte dos clubes europeus em relação à realização do torneio. Mesmo clubes ricos da Inglaterra e da Espanha consideram atrativo o valor mínimo de 50 milhões de euros.
Além da cota fixa, os clubes também receberão premiações por colocação, cujos valores ainda serão discutidos e dependerão da receita total gerada pela competição. Estima-se que a receita total do torneio possa ultrapassar os 2,5 bilhões de euros (cerca de R$ 13,4 bilhões). Desta forma, o campeão do Mundial sairá do torneio com um valor significativamente maior do que os 50 milhões de euros da cota inicial.
A Associação de Clubes da Europa já manifestou apoio à realização do campeonato, após o anúncio de mais detalhes durante reunião do Conselho da Fifa na Arábia Saudita. Até o momento, 10 dos 12 clubes europeus já estão classificados para o Mundial, com base em critérios que incluem os campeões continentais de 2021 a 2024 e um ranking de desempenho nas competições continentais nos últimos quatro anos.
Confira os clubes já classificados para o Super Mundial de Clubes
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras- Campeão Libertadores 2021
- Flamengo- Campeão Libertadores 2022
- Fluminense- Campeão Libertadores 2023
Europa (12 vagas)
- Chelsea – Inglaterra
- Real Madrid – Espanha
- Manchester City – Inglaterra
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey – México
- Seattle Sounders – EUA
- León – México
África (4 vagas)
- Al-Ahly – Egito
- Wydad Casablanca – Marrocos
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal – Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds – Japão
Oceania (1 vaga)
- Auckland City – Nova Zelândia