Fifa determinou que o Verdão é campeão mundial
Apesar das tentativas de rivais em contestar, o reconhecimento do Palmeiras como campeão mundial pela Fifa se baseia no título da Copa Rio de 1951. A confirmação foi reiterada recentemente por meio de uma nota publicada no site da organização, destacando o campeonato dos anos 50 como Mundial.
“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores artilheiros do futebol, entre eles Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil. A competição com oito equipes envolveu algumas das principais equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras”, diz a nota divulgada pela Fifa.
A Federação Internacional também ressaltou os períodos históricos marcantes do Palmeiras, como a Academia de Futebol liderada por Ademir da Guia nos anos 60, a “Era Parmalat” na década de 90, o fim do jejum de títulos estaduais em 1996 e a conquista da Copa Libertadores de 1999. A divulgação ocorreu às vésperas do Mundial de Clubes deste ano, no qual o Verdão foi derrotado pelo Chelsea por 2 a 1 na grande final.
Mundial de Clubes Fifa
Apesar da nota reafirmando a Copa Rio de 1951 como uma espécie de Mundial da época, o Palmeiras ainda não está listado como campeão mundial no site oficial da Fifa. A entidade atualmente inclui os clubes campeões mundiais a partir de 2000 em seu portal, gerando confusão entre os torcedores.
Recentemente, a Fifa reconheceu o Torneio Intercontinental como um campeonato mundial, com isso, os vencedores do confronto entre campeões europeus e campeões sul-americanos são considerados campeões mundiais.