Fifa bate o martelo e determina última chance pro Atlético disputar o Mundial
Nesta terça-feira (12), o Napoli foi eliminado pelo Barcelona nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, o que garantiu à Juventus uma vaga no Super Mundial de Clubes da Fifa, por meio do ranking. A equipe italiana se torna assim o 21º time confirmado no torneio, que será realizado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.
Com 32 participantes, restam agora 11 vagas, sendo uma delas garantida ao país-sede, que ainda não determinou seu critério de classificação. Na América do Sul, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, últimos três campeões da Copa Libertadores, já têm suas vagas asseguradas. Restam, portanto, três vagas, e uma delas poderá ser do Atlético.
Entretanto, o Atlético não poderá se classificar via ranking, pois já há dois ou mais times brasileiros garantidos no torneio. Mesmo que o clube mineiro tenha sido o terceiro colocado na pontuação elaborada por Fifa e Conmebol exclusivamente para classificação ao Mundial, ficando atrás de Palmeiras e Flamengo, não poderá usufruir das vagas via ranking devido ao regulamento.
Segundo apuração da Itatiaia, a Fifa não pretende alterar essa regra, mesmo que haja um pedido formal por parte do Atlético, como foi cogitado pela direção do clube ao final de 2023.
Assim, a única chance do Atlético e dos demais brasileiros que disputam a Libertadores de 2024 é conquistar o título do torneio continental deste ano. O mesmo vale para times como São Paulo, Grêmio, Botafogo ou Red Bull Bragantino, que definirão nesta quarta-feira (13) o último representante brasileiro na fase de grupos da competição.
Confira a situação de classificação de cada continente para o Super Mundial
América do Sul
Classificados: Palmeiras, Flamengo e Fluminense
Vagas restantes: 3 – campeão da Libertadores de 2024/2 pelo ranking
Brasileiros na disputa: Atlético, Grêmio, São Paulo, Botafogo ou Bragantino
Europa
Classificados: Real Madrid, Chelsea, Manchester City, Porto, Benfica, Inter de Milão, PSG, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus
Vagas restantes: 2 – campeão da Champions 2023-2024/1 pelo ranking
Ásia
Classificados: Al Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red Diamonds (Japão)
Vagas restantes: 2 – campeão da Champions asiática 2023-2024/1 pelo ranking
África
Classificados: Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos)
Vagas restantes: 2 – campeão da Champions africana 2023-2024/1 pelo ranking
Américas do Norte e Central
Classificados: Monterrey (México), León (México), Seattle Sounders (EUA)
Vagas restantes: 1 – campeão da Champions da Concacaf 2023-2024
Oceania
Classificado: Auckland City (Nova Zelândia)