FIFA anima fãs de futebol: quer adicionar duas novas modalidades nas Olimpíadas
Ontem, durante a reunião do conselho da FIFA em Zurique, na Suíça, surgiram novidades promissoras para os fãs de futsal e futebol de areia. A entidade máxima do futebol anunciou que irá solicitar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão dessas duas modalidades no programa esportivo das Olimpíadas.
Esta será a primeira vez que a organização fará uma solicitação formal para a inclusão do futsal no COI. Embora a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), a primeira organização a administrar a modalidade no mundo, tenha realizado campanhas nesse sentido, elas nunca foram apresentadas oficialmente ao Comitê Olímpico Internacional.
Durante a reunião do conselho da FIFA, um documento foi apresentado, delineando os objetivos estratégicos da entidade para o ciclo até 2027. Nele, foi afirmado que a organização buscará formalmente a inclusão das duas modalidades no programa olímpico.
“Dados os níveis de participação ao redor do mundo, a Fifa também vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de areia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui em diante”, diz o texto.
FIFA já “por dentro”
A FIFA é responsável pela organização das Copas do Mundo de futsal desde 1989 e de futebol de areia desde 2005. O Brasil se destaca como hexacampeão mundial de futebol de areia, conquistando seu sexto título este ano nos Emirados Árabes Unidos, e também é pentacampeão mundial de futsal.
Nesse domingo (6), inclusive, a Seleção Brasileira buscará o sexto título, enfrentando a Argentina no Uzbequistão. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo e pelo Sportv, começando às 12h.
“Acho que é o clássico mundial do futsal, do futebol, Brasil e Argentina é o jogo que todo mundo quer jogar, que todo mundo quer ver. E para nós é um orgulho estar lá. Sabemos que o Brasil está muito forte nesta Copa do Mundo, mas vamos tentar ganhar esse jogo”, disse o argentino Alan Brandi.