Falecido tragicamente, jogador do Furacão virou documentário

Cléber Santana, ex-jogador do Furacão que faleceu em 2016 no trágico acidente aéreo com a delegação da Chapecoense, tem sua trajetória destacada em um documentário produzido pelos canais ESPN. Intitulado “Cléber Santana, a Estrela Solitária”, o documentário estreou em dezembro de 2022 na ESPN Brasil, e já está disponível para os assinantes do streaming Star Plus.

O roteiro e a reportagem são de responsabilidade de Marcelo Gomes, enquanto a narração fica a cargo de Paulo Soares. William Tavares, repórter de Esportes da Folha de Pernambuco, é um dos entrevistados no projeto, que conta também com a participação do jornalista Francisco José, do narrador Aroldo Costa e do comentarista Ralph de Carvalho, ambos da Rádio Jornal.

Revelado pelo Sport, Cléber Santana foi transferido para o Vitória/BA em 2004, em uma negociação no valor de R$ 1,5 milhão. Sua carreira o levou ao Kashiwa Reysol, no Japão, antes de seguir para o Santos e à Espanha, onde vestiu as camisas de Atlético de Madrid e Mallorca ao longo de três anos. No retorno ao Brasil, teve passagens por São Paulo, Flamengo, Athletico, Avaí, Criciúma e, finalmente, pela Chapecoense.

A tragédia

O trágico desfecho de sua carreira ocorreu quando estava prestes a disputar a final da Copa Sul-Americana pela Chapecoense, enfrentando o Atlético de Nacional, da Colômbia. Em 28 de novembro de 2016, o avião da La Mia, companhia boliviana, caiu nas proximidades do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín, devido a uma pane seca (falta de combustível).

No total, 71 pessoas perderam a vida, incluindo Cléber Santana e outro pernambucano, o jogador Kempes. Deixou dois filhos, Clebinho, de 20 anos, e Aroldo, de 17. O primogênito chegou a assinar contrato profissional com o Sapucaiense, clube da terceira divisão gaúcha, mas optou por interromper a carreira. Já o caçula segue os passos do pai, atuando nas divisões de base do Retrô.

Em 2011, o São Paulo emprestou-o ao Atlético Paranaense, onde participou ativamente do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana, acumulando 30 partidas jogadas e contribuindo com 3 gols.

Comentários estão fechados.