Ex-São Paulo salva a pele de Fernando Diniz no Fluminense
O Fluminense venceu o Colo-Colo na noite da última terça-feira, 9, pelo placar de 2×1. A vitória, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2024, deu ao Tricolor Carioca a liderança do Grupo A, com quatro pontos. E o treinador Fernando Diniz pode agradecer o triunfo a um jogador criado nas categorias de base do São Paulo.
Isso porque o grande destaque da partida foi o atacante Marquinhos. O jovem de apenas 21 anos, cria de Cotia, está emprestado ao Fluminense de Fernando Diniz. O atacante foi autor do primeiro gol da partida logo aos cinco minutos de jogo. Além disso, Marquinhos deu o passe para o artilheiro Germán Cano anotar o gol da vitória do Fluminense diante os chilenos no Maracanã.
Vale ressaltar que Marquinhos já havia sido fundamental na primeira partida dos atuais campeões da Libertadores. Na última quarta-feira (3), ele anotou o gol que deu o empate ao Fluminense diante do Alianza Lima, no Peru.
Marquinhos não brilhou depois que saiu do São Paulo
O atacante fez sua base na equipe Tricolor, onde permaneceu de 2010 a 2022. Em 2020, ele subiu ao time profissional (que inclusive era comandado por Diniz). Mas logo aos 19 anos, foi vendido para o Arsenal em uma transação que rendeu aos cofres do Tricolor Paulista 3,5 milhões de Euros (pouco mais de R$ 18 milhões na cotação da época).
Entretanto, o jovem atacante não recebeu muitas oportunidades do treinador Mikel Arteta. Com isso, Marquinhos acumulou alguns empréstimos para equipes como Norwich (onde hoje atua Gabriel Sara, outro jovem ‘Made in Cotia’) e para o Nantes, da França. Por fim, chegou ao Fluminense em 2024, onde atuou em cinco jogos.
Três deles foram no Campeonato Carioca, onde Marquinhos não fez muito. No entanto, o jogador vem brilhando na Libertadores, já que anotou dois gols e tem uma assistência.