O torcedor do São Paulo talvez nem se lembre, mas o atacante Gonzalo Carneiro teve uma passagem apagada pela equipe entre 2018 e 2021. Indicado pelo ídolo Diego Lugano, o atacante deixou o clube após apenas 34 jogos e dois gols marcados. Mas recentemente, ele foi o herói da sua equipe.
Jogando pelo Nacional, do Uruguai, ele se consagrou ao anotar dois gols na partida diante do River Plate em jogo válido pela Copa Libertadores nesta terça-feira (7). Os uruguaios perdiam para os argentinos até os 33 minutos do segundo tempo, quando o centroavante diminuiu o placar e, dois minutos mais tarde, empatou em cobrança de pênalti.
O resultado manteve o Nacional na segunda colocação do Grupo H com sete pontos. Já o River Plate é o líder, com 10 pontos, e está a apenas um empate de garantir vaga na próxima fase da competição. Libertad, do Paraguai (4 pontos), e Deportivo Táchira, da Venezuela (1 ponto), completam o grupo.
Relembre a polêmica passagem de Carneiro pelo São Paulo
O jogador era um dos grandes destaques do Defensor, do Uruguai, equipe que foi responsável por o revelar para o cenário do futebol. Até que o ex-zagueiro e ídolo do Tricolor, Diego Lugano, indicou a contratação do centroavante para a equipe. Assim, o São Paulo pagou pouco mais de R$ 2,5 milhões por 50% de seus direitos.
Porém, ele chegou ao time lesionado e precisou esperar se recuperar para estrear na equipe, em um 1×1 diante do Corinthians em julho daquele ano. Mas a maior polêmica ainda estava por vir.
Acontece que Carneiro acabou sendo pego pelo exame antidoping por suspeita de uso de cocaina. Em março de 2021, seu contrato se encerrou e ele foi liberado. Após passagens por Sion (Suíça) e Cruz Azul (México), voltou este ano ao seu país para jogar no Nacional.