A Copa do Brasil sempre teve em seu DNA a magia das zebras, isto é, o encanto das vitórias inesperadas de times considerados menores sobre os grandes clubes do país. No entanto, mesmo habituados com o possível inesperado, algumas surpresas parecem mais marcantes.
Esse é o caso dos resultados chocantes das equipes de Maringá-PR e Remo contra Flamengo e Corinthians, respectivamente, que aconteceram na quarta-feira, 26 de janeiro de 2023. Essas zebras se juntam a uma série de outras, formando uma lista recheada de pérolas futebolísticas. Relembramos aqui algumas das principais surpresas da Copa do Brasil neste século. Prepare-se para uma narrativa repleta de adrenalina, emoção e, é claro, zebras.
O que aconteceu na Copa do Brasil em 2022?
Analisando apenas o ano passado, tivemos duas zebras bem notáveis. Primeiramente, o Internacional, vice-campeão Brasileiro de 2021, caiu diante do modesto Globo-RN na primeira fase da competição. Uma derrota por 2 a 0 que com certeza deixou a torcida colorada surpresa e indignada.
Ainda em 2022, tivemos a surpresa do Grêmio sucumbindo ao pequeno Mirassol por 3 a 2. Assim como seu rival gaúcho, o Grêmio saiu da competição ainda na primeira fase, fora de casa, em um jogo onde a equipe de São Paulo reverteu o placar duas vezes.
As zebras dos anos anteriores foram tão surpreendentes?
Indubitavelmente! No ano de 2021, por exemplo, o Cruzeiro, então na Série B do Brasileirão, caiu diante do Juazeirense da Bahia, mesmo depois de vencer a primeira partida por 1 a 0. Uma reviravolta que resultou em eliminação precoce ainda na terceira fase da Copa do Brasil.
Um dos exemplos mais marcantes talvez seja o do Atlético Mineiro em 2020. Na ocasião, após um empate por 2 a 2 com o pequeno Afogados-PE, o Galo foi eliminado nos pênaltis. Essa eliminação rendeu diversas piadas e causou uma verdadeira revolução no time mineiro, que culminou na demissão de muitos membros do staff.
Quais foram as maiores zebras da história da Copa do Brasil?
A lista é vasta, mas podemos citar alguns casos icônicos. Do confronto entre Santos e CSA-AL em 2009, onde mesmo com Neymar, o Peixe sucumbiu, ao episódio onde o Vasco perdeu de 3 a 0 para o Baraúnas-RN em pleno São Januário, muitos são os exemplos de superação e surpresa.
Mas talvez o mais memorável de todos seja a vitória do Paulista sobre o Fluminense em 2005. Não apenas pela conquista do campeonato, mas pelo impressionante percurso do pequeno time de Jundiaí, que eliminou os gigantes Botafogo, Internacional, Cruzeiro e, por fim, o Flu de Abel Braga na final.