Neste domingo (24), o Coritiba empatou em 0 a 0 com o Maringá no Couto Pereira e, após a derrota por 2 a 0 no jogo de ida, viu-se fora da disputa pela final do Campeonato Paranaense. Após a eliminação, o técnico Guto Ferreira desabafou longamente.
Durante uma entrevista coletiva após o confronto, o treinador utilizou a metáfora de ‘trocar o pneu com o carro em movimento’ e até mencionou o Liverpool de Jürgen Klopp para enfatizar a necessidade de tempo para o trabalho.
“Quando se perde, parece que tudo está errado, que ninguém presta, ninguém serve. É só olhar situações de trabalhos. Vou falar uma situação completamente fora do contexto, mas só para explicar a cultura. O Liverpool perdeu quatro com o Klopp antes de atingir o que atingiu.”
“Você vai se ajustando. Vai tendo de fazer ajuste que no meio da competição você não faz. Será que está tudo errado? Será que tem que começar de novo do zero?”
Entenda mais detalhes
É relevante ressaltar que o técnico alemão, que anunciou sua saída dos Reds ao término da temporada atual, chegou à Inglaterra na temporada 2015/16 e só conquistou seu primeiro título pelo clube na temporada 2018/19, que foi a Champions League.
Em seguida, Guto Ferreira criticou a cultura imediatista do futebol brasileiro, que muitas vezes compromete o desenvolvimento de trabalhos devido à ênfase excessiva nos resultados imediatos.
“Infelizmente temos uma cultura de situações imediatas. Acredito que nosso trabalho vai fluir sim. Acho que tivemos avanços importantes. Mas, ainda, não na medida para alcançar o que a gente precisava. Daqui até o início do campeonato, nós vamos ter uma coisa que até agora nós não tivemos: pré-temporada.”
“Ou intertemporada, digamos assim. Que é a hora de fazer os ajustes. Temos condições de recuperar todos. Questão de jogo, de choque, de um grupo sendo formado. Trocar o pneu com o carro andando é nesse sentido. E essas oscilações, em um grupo em construção, acontecem.”
Comentários estão fechados.