O empresário britânico Sir Jim Ratcliffe, recebeu autorização da Premier League para a aquisição de 25% do clube de futebol Manchester United. A decisão foi anunciada oficialmente pela liga nesta terça-feira. Além da compra parcial do clube, Ratcliffe fará um investimento adicional de 300 milhões de dólares, valor equivalente a 1,4 bilhão de reais na atual cotação.
O oligarca britânico passou com êxito pelo chamado teste de propriedade e direção da liga inglesa. Este teste é um protocolo obrigatório que deve ser cumprido por qualquer pessoa ou entidade que pretenda se tornar proprietária ou diretora de um clube que disputa o Campeonato Inglês.
O Detalhamento do Investimento
Ratcliffe desembolsará cerca de 1,25 bilhão de libras (aproximadamente 7,7 bilhões de reais) para adquirir a participação no United. Parte do acordo inclui o comprometimento da INEOS, companhia da indústria química britânica presidida pelo empresário, em assumir a gestão operacional do futebol do clube.
Isto envolverá os times masculino, feminino e as categorias de base. A expectativa agora é que a Federação de Futebol da Inglaterra (FA), também dê seu aval para a transação de 25% das ações do clube para o empresário.
Pela primeira vez desde março de 2023, quando a liga implementou mudanças no processo de aquisição, uma negociação foi finalizada com sucesso. A Premier League anunciou que a diretoria concordou com as modificações na estrutura de poder do clube na semana anterior, e agora tudo foi oficializado por um painel independente de supervisão.