Inter, Grêmio e Juventude, por meio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), requisitaram a suspensão das partidas envolvendo clubes gaúchos, tanto em casa quanto fora, pelos próximos 20 dias em todas as competições nacionais.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não emitiu uma resposta, mas passou o dia avaliando a situação, em diálogo com autoridades, os clubes e até a Conmebol, conforme informado pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman.
As atividades dos clubes estão paralisadas desde o final da semana passada, com Inter e Juventude tendo realizado seus últimos treinos no sábado e o Grêmio na sexta-feira. Há expectativa de um pronunciamento oficial da CBF ainda hoje, segunda-feira.
Jogos adiados?
Vale destacar que um jogo entre Inter e Juventude, inicialmente programado para ocorrer na próxima sexta-feira, 10 de maio, no Beira-Rio, já havia sido adiado anteriormente. As instalações do Beira-Rio e da Arena em Porto Alegre estão inundadas desde o fim de semana, com fotos dos campos cobertos por água circulando desde hoje cedo.
O Rio Grande do Sul enfrenta graves consequências das intensas chuvas desde a semana passada, levando a um trágico balanço de 83 mortes, 111 desaparecidos e 291 feridos, de acordo com o último relatório da Defesa Civil. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba alcançou 5,26 metros, ultrapassando em 2,30 metros a cota de inundação.
“Diante do estado devastador de calamidade pública e da tragédia avassaladora que assolam nossa cidade e estado, o Sport Club Internacional fez um apelo via Presidente Luciano Hocsman, da Federação Gaúcha de Futebol, solicitando à Confederação Brasileira de Futebol a suspensão de todos os jogos do clube por 20 dias.”