Dorival Júnior é o novo técnico da Seleção Brasileira
Dorival Júnior foi confirmado como o novo treinador da seleção brasileira, após comunicar sua decisão à diretoria do São Paulo neste domingo. O convite partiu de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e o anúncio oficial está previsto para ocorrer até quarta-feira. O treinador, de 61 anos, despediu-se do São Paulo após o treino no CT da Barra Funda e não faz mais parte do quadro de funcionários do clube.
Os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, permanecerão no São Paulo até que a diretoria encontre um substituto e, em seguida, integrarão a comissão técnica da Seleção. Dorival Júnior, alvo principal da CBF após a demissão de Fernando Diniz, recebeu os primeiros contatos de Ednaldo nos últimos dias e aceitou a proposta, apesar das incertezas devido às disputas políticas na confederação.
O interesse de Ednaldo Rodrigues em Dorival Júnior surgiu logo após reassumir a presidência da CBF na última quinta-feira. O presidente entrou em contato com Julio Casares, presidente do São Paulo, manifestando o desejo de contratar o técnico. Além disso, Dorival Júnior foi informado de que, em caso de novas eleições na CBF, contará com o apoio de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol e candidato à sucessão de Ednaldo Rodrigues.
São Paulo divulga nota oficial sobre saída do técnico
Na tarde desse domingo (07), o Tricolor postou em suas redes sociais uma nota confirmando a situação de Dorival. Confira abaixo:
O São Paulo Futebol Clube comunica a saída do técnico Dorival Júnior, que solicitou o desligamento para assumir o comando da seleção brasileira.
“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio”, disse Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil pelo São Paulo em 2023.
“O convite feito ao Dorival é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Em 2021, a CBF já havia chamado Muricy Ramalho, que seguirá no São Paulo até o fim da minha gestão. Agora, foi a vez do Dorival, que tinha uma proposta de reajuste e ampliação do contrato com o São Paulo também até o fim da minha gestão, em 2026, com todas as garantias para uma estabilidade. Resta desejar boa sorte em seu novo desafio”, disse o Presidente do São Paulo Futebol Clube Julio Casares.
As conversas com Ednaldo trouxeram segurança a Dorival, que já comandou três treinos no CT da Barra Funda em 2024. Enquanto isso, o São Paulo inicia a busca por substitutos para o cargo de treinador. Natural de Araraquara, Dorival Júnior teve uma carreira destacada como jogador, atuando como volante e alcançando projeção em clubes como Grêmio e Palmeiras nas décadas de 80 e 90. Como treinador, passou por diversas equipes, conquistando títulos notáveis, incluindo uma Copa Libertadores, três Copas do Brasil e um título da Série B.