O Campeonato Francês, também conhecido como Ligue 1, tem sido objeto de críticas pelo empresário norte-americano John Textor, dono do Lyon. Durante a sua participação numa feira de negócios de futebol em Londres, Textor demonstrou sua insatisfação com o domínio massivo do Paris Saint-Germain (PSG) na competição.
“Quem vai se interessar pelo Campeonato Francês e assistir na TV se soubermos quem vai ganhar?” diz Textor, destacando a falta de emoção na liga nacional. Segundo ele, todos os demais clubes estão lutando apenas pela segunda colocação, já que a vitória do PSG parece garantida de antemão.
O empresário também revelou que chegou a questionar Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG, sobre a questão: “Alguém está se divertindo? Por que você gosta disso?“. O PSG é controlado pelo fundo de investimento do Catar desde 2011 e, desde então, conquistou nove de 12 edições do Campeonato Francês.
Domínio do PSG na Ligue 1 é notável
Antes da era Catar, o maior campeão da Ligue 1 era o Saint-Étienne, com 10 títulos, seguido pelo Olympique de Marselha, com nove. Com a aquisição do PSG pelo fundo de investimento do Catar, o clube se tornou o maior vencedor da história da competição, com 11 títulos.
Para a temporada 2023/24, a hegemonia do PSG parece que se manterá, já que o clube lidera a competição com 11 pontos de vantagem sobre o Brest, o segundo colocado. Já o Lyon, após um início de temporada difícil, ocupa atualmente o 10º lugar.
Estas condições evidenciam, para Textor, a falta de competitividade da Ligue 1, em que o resultado já parece decidido antes mesmo do fim da competição. A presença de um único clube na liderança constante pode afetar a atratividade do campeonato para espectadores e investidores. Afinal, como apontado por Textor: “Quem vai se interessar e assistir na TV se já soubermos quem vai ganhar?“.