A diretoria do Amazonas afastou o diretor Milton Moreira, conhecido como Xuxa, devido a provocação direcionada ao Santos, Paysandu e Flamengo, após a vitória do clube aurinegro sobre o time paulista por 1 a 0, no último sábado (11), na Arena da Amazônia, com gol de Ênio, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o diretor fez comentários provocativos, referindo-se à torcida do Santos sobre a Onça comer o Peixe, chamando o Paysandu de “Mucura” e o Flamengo de Urubu.
“O amazonense está acostumado a comer peixe, tambaqui, pacu, jaraqui e todos os peixes que dão. Aí vem um peixe lá de São Paulo e acha que vai ganhar aqui dentro? Dificilmente vai ganhar. Nós somos do Amazonas e peixe faz parte da nossa culinária.”
Até o Paysandu
Logo após, Xuxa provocou o Paysandu, próximo adversário do Amazonas no dia 18, em Manaus, pela Série B, ao se referir ao time paraense como “Mucura”. No encerramento do vídeo, ele ainda provocou o Flamengo, oponente do clube amazonense na terceira fase da Copa do Brasil, dizendo:
“Agora, que venha aquela “mucura” aqui dentro pra gente engolir de novo e depois vem aquele Urubu”. Depois, o próprio Xuxa pediu desculpas públicas sobre o ocorrido que gerou toda essa polêmica:
“Peço desculpas para quem se sentiu ofendido com o meu posicionamento, mas no futebol de verdade, quem é torcedor de verdade, não leva a ‘rivalidade’ como agressão ou violência, mas sim como um gás para mostrar mais e mais competência em campo e como sempre, poder tirar uma brincadeira depois de uma vitória.”