Desembarque de Firmino para apresentação no Brasil já aconteceu
Cobiçado por muitos clubes nacionais, Roberto Firmino permanece em evidência no futebol árabe, com as vestes do Al-Ahli. Ainda que seu retorno ao Brasil esteja longe de acontecer, o atacante teve boas performances quando voltou a seu país de origem para defender as cores da única seleção pentacampeã do mundo.
No ano de 2015, Firmino realizou sua primeira partida no Allianz Parque, quando a Seleção Brasileira realizou um amistoso contra o México. Na época comandada por Dunga, a delegação canarinha derrotou os norte-americanos por um placar de 2 a 0. Embora não tenha participado diretamente dos gols, Roberto viu de perto Philippe Coutinho e Diego Tardelli anotarem os gols do embate.
Posteriormente, em 2017, foi a vez de Firmino mostrar sua qualidade técnica nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Diante do Chile, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 0, com gols de Gabriel Jesus (x2) e Paulinho. Apesar dos esforços, o atacante de 33 anos somente foi acionado na segunda etapa complementar.
Embora tenha retornado ao Brasil somente para desfrutar de momentos de glória com a amarelinha, vários clubes desejam que o craque performe diante dos torcedores eufóricos da elite nacional. Porém, é válido destacar que Roberto Firmino possui contrato com o Al-Ahli válido até meados de 2026, descartando qualquer possibilidade de quebrar seu vínculo.
Ascensão de Firmino
Alagoano, Firmino foi descoberto por meio das categorias de base do CRB, por onde permaneceu até ser adquirido de forma permanente pelo Figueirense. Evoluindo a cada partida disputada, o brasileiro despertou a atenção de grandes clubes europeus, chegando a ser negociado com o Hoffenheim, da Alemanha, e Liverpool, da Inglaterra, até chegar na Arábia Saudita, na temporada 2023/24.
Coroando sua dinastia dentro das quatro linhas, o centroavante adquiriu oito títulos para a sua prateleira particular. Nesse ínterim, o craque ergueu as seguintes taças: Mundial de Clubes (2019), Supercopa Europeia (2019), Liga dos Campões (2019), Copa América (2019), Premier League (2020), Supercopa da Inglaterra (2022), Copa da Inglaterra (2022) e Copa da Liga (2022).