O Corinthians já está se preparando para garantir sua participação na Copa do Brasil de 2025, após enfrentar dificuldades para se classificar na última temporada. Com uma solução engenhosa, o clube encontrou uma alternativa viável para assegurar sua presença no torneio nacional.
Apesar de ter sido eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista deste ano, o Timão vislumbra uma oportunidade na Copa Paulista, competição que concede vaga direta na Copa do Brasil ao seu campeão. Segundo o regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF), os oito melhores colocados na Série A1 do Paulistão garantem automaticamente um lugar na Copa Paulista. E, caso algum desses times opte por não participar, o Corinthians poderá ocupar essa vaga.
A participação na Copa do Brasil é crucial para o Corinthians, especialmente em meio a dificuldades financeiras. Como a competição oferece uma das maiores premiações aos clubes, é fundamental para as principais equipes do país assegurarem sua presença.
Futuro do Timão
Na última edição da Copa do Brasil, por exemplo, os clubes participantes receberam significativas quantias em dinheiro, com premiações que aumentam a cada fase e a cada ano. Na terceira fase de 2023, cada clube recebeu cerca de R$ 2,1 milhões, representando um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior.
Caso decida não participar da Copa Paulista, agendada para 16 de junho, o Corinthians precisaria conquistar a atual edição da Copa do Brasil ou da Copa Sul-Americana, ou então se classificar para a Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro, a fim de garantir sua vaga na Copa do Brasil de 2025.