Na noite da última terça-feira (2), a Seleção Brasileira entrou em campo pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa América 2024. Os comandados de Dorival Júnior enfrentaram a Colômbia, dentro do Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia e empataram por 1 a 1.
Antes do empate da Seleção Colombiana, Vinícius Júnior foi derrubado dentro da grande área e o juiz mandou seguir. Depois de alguns minutos, o VAR confirmou a decisão de campo e recusou a checagem.
Menos de 24 horas depois do jogo, a Conmebol resolveu se pronunciar sobre o caso e confirmar que a Seleção Brasileira foi prejudicada com a decisão da arbitragem.
“No minuto 42, em uma disputa de bola dentro da área, um defensor não toca a bola, e, como produto da disputa, é produzido um contato imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue. O VAR, em sua checagem protocolar, analisa por distintos ângulos, velocidades e considerações e não consegue identificar que o defensor não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante. O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo”, explica a Conmebol em vídeo.
Brasil vai pegar o Uruguai
Com dois empates e apenas uma vitória, a Seleção Brasileira passou para as quartas de final como a segunda colocada do grupo D e vai ter uma pedreira pela frente. Enquanto a Colômbia (líder da chave), enfrenta o Panamá, o time de Dorival Júnior vai ter que medir forças com o Uruguai, que teve melhor campanha na Copa América até aqui.
Brasil e Uruguai se enfrentam no próximo sábado, às 22h (horário de Brasília), em Las Vegas. Quem passar vai pegar o vencedor da partida entre Colômbia e Panamá.