Conmebol faz anúncio importante nas redes sociais
Através de sua conta no X, antigo Twitter, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, celebrou a chegada do torneio. Segundo a postagem, faltam apenas 100 dias para o início do torneio sul-americano, que será realizada nos Estados Unidos. Além dos países tradicionais, a competição contará com convidados da CONCACAF, América do Norte, Central e Caribe se juntam.
A parceria entre a Conmebol e a Concacaf foi oficializada visando potencializar o futebol em ambas as regiões e preparar as seleções para a Copa do Mundo de 2026, sediada nos Estados Unidos, México e Canadá. Segundo o anúncio conjunto das entidades, a realização conjunta da Copa América faz parte de um “acordo de colaboração estratégica para fortalecer e desenvolver o futebol nas duas regiões”.
O torneio conjunto também visa auxiliar na preparação das equipes para a Copa do Mundo de 2026, programada para os Estados Unidos, México e Canadá. A Concacaf acredita que enfrentar as seleções sul-americanas proporcionará “competições de alta qualidade” para suas equipes.
A Copa América 2024 está agendada para ocorrer entre 14 de junho e 13 de julho, durante o verão do hemisfério norte. O jogo de abertura será no Mercedes-Benz Stadium, com a final no Hard Rock Stadium. A competição contará com 16 seleções, sendo dez da Conmebol e seis da Concacaf, como convidadas.
As dez seleções sul-americanas confirmadas são as tradicionais, enquanto as representantes da Concacaf serão as seis melhores da Liga das Nações do continente em 2023/24.
As equipes confirmadas na Copa América 2024 são:
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Chile
- Colômbia
- Equador
- Estados Unidos
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- Venezuela
Confira os grupos da Copa América 2024
As 16 seleções participantes serão distribuídas em quatro grupos, cada um com quatro equipes. Após três rodadas na fase de grupos, as duas primeiras colocadas de cada grupo avançarão para as quartas de final.
Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Canadá/Trinidad e Tobago
Grupo B: México, Equador, Venezuela , Jamaica
Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá, Bolívia
Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica/Honduras