Como funciona uma SAF? Veja clubes que aderiram ao modelo

 Após a transformação do clube em empresa, a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) passa a funcionar com uma estrutura contábil clara, onde é possível identificar todas as dívidas e receitas do clube, sendo obrigatória a apresentação de um balanço financeiro anual.

No formato empresarial, o clube tem mais facilidade para captar recursos, seja por meio de investimentos ou com a venda de ações na bolsa de valores. Além disso, na lei da SAF, existe uma série de benefícios fiscais para os clubes, como a possibilidade de parcelar o pagamento de dívidas fiscais.

Além disso, um ponto fundamental é que a SAF, pela lei, possui imunidade contra falência por cinco anos, o que proporciona segurança para os investidores. Os contratos com os jogadores também sofrem alterações em uma SAF.

Diferente da maneira como era feito anteriormente, o contrato é firmado entre o jogador e a SAF, e não com o clube. Embora pareça algo positivo em todos os aspectos, a transformação em SAF também possui desvantagens. Por exemplo, o clube perde boa parte de sua independência, visto que passa a ser controlado por acionistas.

Além disso, os torcedores podem sentir que o clube está se distanciando das suas raízes ao se tornar uma empresa. O futuro do futebol com as SAFs, A Sociedade Anônima do Futebol, representa uma mudança significativa na gestão dos clubes brasileiros, trazendo mais transparência e potencial para investimentos. No entanto, essa transformação ainda é recente e ocorre de forma gradual.

Muitos clubes ainda resistem à mudança, principalmente aqueles mais tradicionais que valorizam o aspecto “popular” e “associativo” da gestão. Além disso, muitos temem que essa transição possa distanciar os clubes de suas bases de torcedores.

No entanto, é inegável que a criação das SAFs promove a modernização e profissionalização do futebol brasileiro, equiparando-o às grandes ligas europeias. A tendência é que cada vez mais clubes adotem essa modalidade, promovendo uma verdadeira revolução no futebol brasileiro. E aí, o que você acha dessa novidade no mundo do futebol? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.