O Atlético está prestes a concretizar a venda do meia Yan Philipe, de 19 anos, ao Atlético San Luis, do México, clube vinculado ao grupo gestor do Atlético de Madrid, da Espanha. O jovem jogador, que tem contrato com o Galo até o final de 2025, faz parte da equipe sub-20 e foi formado nas categorias de base do clube mineiro.
A informação foi inicialmente divulgada pela jornalista mexicana María Luisa Chagoya e posteriormente confirmada pela Itatiaia com fontes ligadas à negociação. A reportagem buscou posicionamento do Atlético, que ainda não se manifestou sobre o caso. Segundo o jornalista argentino César Luis Merlo, as tratativas apontam para a aquisição de 80% dos direitos econômicos do atleta.
Yan participou da edição deste ano da Copa São Paulo de Futebol, sendo titular em três jogos, marcando dois gols e fornecendo uma assistência. Na terceira fase do torneio, ficou fora devido a uma lesão no músculo posterior das duas coxas, quando o Atlético foi eliminado ao perder por 1 a 0 para o Sfera.
Jovem teve poucas oportunidades no profissional
Embora faça parte das categorias de base, Yan teve sua única participação como profissional em 7 de novembro de 2022. Na ocasião, entrou aos 18 minutos do segundo tempo, substituindo o meio-campista argentino Matías Zaracho. O jogo, realizado no Mineirão, resultou em uma derrota por 2 a 0 para o Botafogo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Yan também foi relacionado para outros confrontos da equipe principal.