CBF bate o martelo e decide mudar formato do Campeonato Brasileiro
Na última segunda-feira (25), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo regulamento e a tabela preliminar da fase inicial do Campeonato Brasileiro Sub-20. O torneio está programado para começar entre os dias 2, 3 ou 4 de abril e deve se estender até 28 de setembro.
A principal mudança é a volta da fórmula de disputa em que todas as equipes se enfrentam na primeira fase, resultando em 19 jogos para cada uma. Os oito times mais bem classificados avançam para as quartas de final, que serão decididas em confrontos únicos, assim como as semifinais – a grande final será disputada em dois jogos, ida e volta.
“É extremamente importante o retorno do Brasileiro Sub-20 com 19 rodadas pois aumenta o equilíbrio da competição e dá mais minutos para os atletas em um torneio a nível nacional. Muitos desses atletas se encontrarão no Brasileiro profissional em breve, já com experiência de alto nível. Este retorno tende a qualificar os confrontos”, disse o gerente geral das categorias de base do Galo, Erasmo Damiani.
Conforme a tabela preliminar divulgada, o Atlético faz sua estreia enfrentando o Red Bull Bragantino como visitante, no período entre 2 e 4 de abril. Já o primeiro jogo em casa está marcado para a 2ª rodada, contra o Goiás, com previsão de ocorrer entre 9 e 11 de abril.
Galo em busca do bi do Campeonato Brasileiro
O título do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2020 foi uma conquista marcante para o Galo. Disputada em janeiro de 2021, a final contra o Athletico-PR, em Curitiba, terminou com uma vitória nos pênaltis por 5 a 4 para o Alvinegro.