Caminho sem volta: Gigante brasileiro perde vaga para a Copa do Brasil 2025
O Corinthians não vai participar da Copa do Brasil do ano que vem. O clube tinha a expectativa de se classificar conquistando o título da Copa Sul-Americana, mas foi eliminado pelo Racing na semifinal do torneio continental.
Agora, a única forma de o Timão se classificar para a competição é terminando entre os seis primeiros do Campeonato Brasileiro, que garante vaga na Copa Libertadores. No entanto, de acordo com o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a probabilidade de isso acontecer é de apenas 0,003%.
Atualmente, o Corinthians ocupa a 15ª posição, somando 35 pontos, enquanto o São Paulo, que é o primeiro time do G-6, possui 51 pontos. Restam sete rodadas para o final da liga nacional.
O Timão tinha a possibilidade de se classificar para a Copa do Brasil ao vencer a edição deste ano, mas foi derrotado pelo Flamengo na semifinal. No primeiro jogo, perdeu por 1 a 0 no Maracanã e, na partida de volta, empatou em 0 a 0 na Neo Química Arena.
Copa do Brasil teve mudanças
Desde o último ano, os critérios de classificação para a Copa do Brasil passaram por alterações significativas. O ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi desconsiderado, sendo substituído pelo desempenho das equipes nos campeonatos estaduais.
A FPF (Federação Paulista de Futebol) possui seis vagas para o torneio. Os quatro semifinalistas do Paulistão (Palmeiras, Santos, RB Bragantino e Grêmio Novozirontino) e o time que foi eliminado nas quartas de final com a melhor campanha (São Paulo) conseguiram a classificação automática para a competição em 2025.
O Corinthians, sob o comando de António Oliveira na época, foi eliminado na fase de grupos do Campeonato Estadual. No ranking geral, a equipe terminou na 10ª posição, somando 14 pontos.