O volante Raniele, do Corinthians, provocou a torcida do Santos ao ser substituído no clássico alvinegro na última quarta-feira (07/02) na Vila Belmiro. O jogador fez o gesto de “A” com as mãos, em referência à Série A do Campeonato Brasileiro, enquanto o Peixe disputa a Série B em 2024.
A provocação de Raniele não foi bem recebida pela torcida do Santos, que o xingou e vaiou durante a partida. O jogador também foi criticado por alguns comentaristas esportivos.
Repercussão do gesto
O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) pode punir Raniele por sua atitude. Nesses casos de provocação, o jogador pode ser multado e até suspenso por alguns jogos.
Para evitar problemas, parte da equipe espera que Raniele se desculpe pelo gesto, mas o mesmo disse que não teve a intenção de ofender, se tratando apenas de uma brincadeira.
O caso de Raniele levanta questões sobre o comportamento de jogadores dentro e fora de campo e como gestos podem ser interpretados.
Por um lado se pesa a questão profissional e como o jogador é visto. Mas por outro tem o interesse de agradar a torcida que, diante de um clássico, costuma olhar com bons olhos essa atitude.
Esse possivelmente seja o único confronto entre as duas equipes na temporada 2024. Com chances remotas de se classificar para o mata-mata do campeonato paulista brigando até para não ser rebaixado, o Corinthians dificilmente reencontrará a equipe santista que disputará apenas a série B neste ano após o Paulistão.