Hansi Flick é o novo técnico do Barcelona, conforme anunciou oficialmente o clube catalão nesta quarta-feira. O ex-treinador do Bayern de Munique e da seleção alemã assume o lugar de Xavi, que foi demitido.
O técnico alemão, de 59 anos, assinou um contrato válido até junho de 2026. O acordo com Flick foi concluído logo após Xavi ser informado pelo presidente Joan Laporta de sua demissão, durante uma reunião na última sexta-feira no centro de treinamento do Barcelona.
Segundo o jornal “Sport”, Flick receberá um salário 15% menor do que Xavi teria na próxima temporada. Dois dias antes, Flick e o diretor esportivo Deco já haviam conversado por telefone. Flick estava sem trabalhar desde sua saída da seleção alemã, em setembro de 2023.
Situação do Barça
Seu trabalho mais marcante foi no Bayern de Munique, de 2019 a 2021, onde conquistou sete títulos, incluindo um Mundial de Clubes, uma Champions League e duas Bundesligas. Há um mês, Xavi havia reconsiderado sua decisão, tomada em janeiro, de deixar o clube ao fim da temporada.
Ele anunciou sua permanência até junho de 2025 em uma entrevista coletiva ao lado do presidente Joan Laporta e de Deco. No entanto, Xavi foi demitido em meio a um conflito com a diretoria sobre as dificuldades financeiras do clube e uma temporada sem títulos.
Xavi Hernández, até então técnico do Barça, tinha planos ambiciosos para uma grande reestruturação no elenco do clube catalão, incluindo a saída de estrelas como Robert Lewandowski e João Félix.