Um levantamento da Sports Value, divulgado na terça-feira (23/1), revelou uma significativa disparidade nos valores de mercado entre Atlético e Cruzeiro ao final de 2023. De acordo com a pesquisa, o Galo possui um valor quase cinco vezes superior ao da Raposa. O clube alvinegro é avaliado em R$ 2,9 bilhões, enquanto o celeste fica na faixa dos R$ 766 milhões, resultando em uma diferença de aproximadamente R$ 2,2 bilhões.
Os quatro critérios considerados na pesquisa para essa avaliação incluem ativos circulantes e imobilizados, valor da marca, valoração do elenco (incluindo base) e registros (receitas nas competições). A disparidade mais evidente entre os clubes mineiros reside nos ativos. Com a presença da Arena MRV, o Atlético apresenta R$ 1,7 bilhão nesse aspecto, cerca de R$ 1,4 bilhão a mais em comparação ao seu rival, destacando-se como um dos principais fatores no resultado final do valuation.
No quesito marca, a pesquisa abrange o potencial de mercado consumidor do clube, índice de potencial de consumo e esportivo, tamanho da torcida, distribuição geográfica e o aproveitamento real das receitas oriundas da marca. Além disso, são considerados os números de seguidores e o engajamento nas redes sociais, onde o Atlético também supera o Cruzeiro, contando com 181 milhões contra 143 milhões de seguidores.
As avaliações dos elencos contaram com a colaboração do Football Benchmark, utilizando diversos critérios como performance, posição, duração do contrato, potencial comercial, entre outros. Nesse aspecto, o plantel do Atlético, incluindo a base, é avaliado em R$ 493 milhões, em comparação aos R$ 214,4 milhões do Cruzeiro.
Por último, o critério “registro” considera as receitas garantidas com as competições disputadas a nível nacional e estadual. Nesse ponto, o Atlético leva vantagem por ter alcançado a terceira posição no Campeonato Brasileiro de 2023, enquanto o Cruzeiro ficou em 14º lugar, resultando em uma diferença de cerca de R$ 115 milhões.
Perfil do valuation do Atlético
- 60% ativo sem jogadores = R$ 1,7 bilhão
- 18% de valor da marca = R$ 522 milhões
- 17% plantel + base = R$ 493 milhões
- 5% registro = R$ 145 milhões
- Total = R$ 2,9 bilhões
Perfil do valuation do Cruzeiro
- 48% ativos sem jogadores = R$ 367,6 milhões
- 28% plantel + base = R$ 214,4 milhões
- 20% valor da marca = R$ 153,2 milhões
- 4% registro = R$ 30,6 milhões
- Total = R$ 766 milhões
Com esses dados, o Atlético se posiciona como o quarto clube mais valioso do país, ficando atrás apenas de Flamengo, Palmeiras e Corinthians. Por sua vez, o Cruzeiro ocupa a 12ª posição no ranking. Vale ressaltar que a diferença nos valores entre Atlético e Cruzeiro foi ainda maior em 2022. Segundo a Sports Value, o Cruzeiro subiu duas posições no ranking, agora avaliado em R$ 766 milhões, em comparação aos R$ 686 milhões do ano anterior, representando um crescimento de 12%. Já o Atlético, desvalorizou cerca de R$ 200 milhões em relação a 2022, quando tinha um valor de R$ 3,1 bilhões, passando da terceira para a quarta posição.