Depois de trilhar uma carreira invejável como jogador de futebol, Zé Roberto pendurou as chuteiras, mas não deixou de lado seu amor pela modalidade. Mostrando seu lado empresário, o ex-atleta decidiu investir seu patrimônio na compra de um clube. Sobretudo, o craque, ao lado de mais 11 investidores, adquiriram as ações do São Bento, equipe de Sorocaba (SP).
Imerso em dívidas e correndo o risco de decretar falência, o São Bento ganhou uma sobrevida ao ver investidores interessados em quitar suas dívidas. Adotando o modelo da SAF, o clube paulista ganhou o apoio de Zé Roberto, que além de sócio, colocou-se à disposição para dinamizar a destreza das categorias de base do time.
“Os meus sócios e eu estamos entrando no clube, cada um para exercer sua função: eles com a gestão e eu com a parte da base, na formação de atletas com a mentalidade que a gente entende que precisa implementar no Brasil. Para deixar bem claro: a gente está entrando com 11 investidores e dois sócios. Eles na gestão e eu mais no lado da base”, declarou o ex-jogador ao UOL.
Zé Roberto, no nome de sua empresa Flash Forward, colocou na mesa uma proposta para adquirir 90% das ações do futuro São Bento SAF. Comprometido a levar o clube à elite do futebol paulista e na Série B do Campeonato Brasileiro até 2030, o ex-jogador ofereceu R$ 130 milhões. Porém, é válido destacar que as cifras serão depositadas gradativamente ao longo dos anos.
Carreira de Zé Roberto
Revelado nas categorias de base do Portuguesa, não demorou para que a carreira do meio-campista despontasse mundo à fora. Em seu currículo de equipes defendidas, o experiente jogador defendeu os escudos de Real Madrid, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Nacional, Hamburger e Al-Grarafa. Por outro lado, no Brasil, esteve por Flamengo, Grêmio, Santos e Palmeiras.
Em sua prateleira de títulos, o ex-jogador da Seleção Brasileira conta com várias taças renomadas, sendo algumas delas repetidas. Sobretudo, o craque ergueu: Copa das Confederações (x2), Copa América (x2), Bundesliga (x4), Copa da Alemanha (x4), Taça da Alemanha (x2) e Campeonato Paulista (x2).