O Fluminense anunciou nesta terça-feira, 7, o retorno do experiente zagueiro Thiago Silva ao Tricolor das Laranjeiras. Aos 39 anos, o defensor, com passagens por Milan e PSG, chega na equipe do Rio de Janeiro após o fim de seu contrato com o Chelsea, em junho deste ano. Após 16 anos, ele está de volta ao clube que o revelou e havia deixado para atuar no futebol italiano.
E tem muita gente elogiando a nova aquisição do Fluminense para a sequência da temporada. Isso porque, mesmo com quase 40 anos, Thiago Silva vinha atuando em alto nível no Chelsea quando era solicitado. Fato que fez com que o jornalista André Rizek, do Grupo Globo, afirmasse que o experiente zagueiro seria titular em qualquer equipe no país.
“Falar da idade é um fato, é uma constatação. Mas será que é a melhor informação para analisar o reforço tricolor? O Thiago, mesmo perdendo a posição, ainda joga em bom nível no futebol europeu. Qualquer jogador que atua em bom nível na Europa, chega aqui na América do Sul e é titular nas principais equipes. Ele é potencial titular em qualquer time do nosso continente”, afirmou o jornalista em vídeo disponibilizado no portal ‘GE’.
Elogiado por Rizek, confira alguns feitos de Thiago Silva na carreira
Apesar de ter feito a sua base no Fluminense, a estreia de Thiago Silva no profissional foi pelo modesto RS Futebol. Mas o zagueiro já mostrava habilidades que dariam a ele um futuro promissor no futebol, o que fez com que ele fosse contratado pelo Juventude em 2004. Após rápidas passagens pela equipe B do Porto e no Dínamo de Moscou, ele desembarcou em solo carioca para defender o Fluminense em 2006.
Foram apenas dois anos no Tricolor Carioca, mas foi tempo suficiente para ele conseguir status de ídolo. Pelo Flu, conquistou a Copa do Brasil em 2007 e logo chamou atenção de equipes do mais alto escalão no futebol europeu. Deixou sua marca nas passagens por Milan e PSG, mas foi no Chelsea que ganhou os títulos mais importantes da carreira.
Pelos ‘Blues’, Thiago Silva foi campeão da UEFA Champions League em 2021 e conquistou o Mundial de Clubes no mesmo ano, em final disputada contra o Palmeiras.