Uma curiosidade agita os bastidores do futebol mundial: a temporada ainda não acabou, mas apenas três clubes permanecem invictos nos cinco principais campeonatos europeus. São eles: Tottenham da Inglaterra, Bayer Leverkusen da Alemanha e Nice da França.
Em comum, todos têm ao menos um jogador brasileiro no elenco. Não é coincidência que estes times sejam lideres na Premier League, Bundesliga e Ligue 1, campeonatos de alto calibre. Surpreendentemente, todos na Espanha e na Itália já perderam ao menos um jogo.
Qual tem sido o segredo do Tottenham?
Sob comando do feroz técnico australiano Ante Postecoglou, o Tottenham vem se destacando na Premier League, graças, em grande parte, às atuações impressionantes de Heung-min Son. O jogador sul-coreano vem brilhando como centroavante e já marcou oito gols. Com isso, o clube inglês acumula 26 pontos em 10 partidas.
Na Copa da Liga Inglesa, o time foi eliminado logo na primeira rodada, mas não sem antes finalizar o jogo em um empate contra o Fulham. A disputa seguiu para os pênaltis, momento em que o Fulham garantiu sua vaga para a próxima fase. No elenco, destacam-se os brasileiros Emerson Royal e Richarlison.
Qual a estratégia do Bayer Leverkusen?
O Bayer Leverkusen também tem mostrado sua força nesta temporada. Comandado pelo ex-meia espanhol Xabi Alonso, o time venceu 12 dos 13 jogos que disputou, entre Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga Europa.
O clube alemão lidera tanto o Campeonato Alemão quanto seu grupo na Liga Europa. A equipe tem demonstrado grande habilidade ofensiva, marcando impressionantes 46 gols e sofrendo apenas 10. O jovem lateral-direito Arthur, ex-América-MG, representa o Brasil no elenco.
Como o Nice tem se destacado na França?
Na França, o Nice segue líder da Ligue 1, acima de gigantes como Paris Saint-Germain e Monaco. O técnico italiano Francesco Fariolli, de apenas 34 anos, acertou a mão na direção da equipe. Com apenas quatro gols sofridos, a defesa se mostra eficiente, com Dante – o mesmo, aquele com seus 40 anos – como representante brasileiro.
O destaque ofensivo da equipe é o nigeriano Terem Moffi, artilheiro da equipe com três gols. Mesmo assim, foi o surpreendente triunfo por 3 a 2 sobre o PSG que realmente chamou atenção para o Nice. A força desses três times é inegável, mas somente ao final da temporada saberemos se o saldo continua positivo.