O Rayo Zuliano enfrentará o Athletico Paranaense na Arena da Baixada, também conhecida como Ligga Arena, nesta terça-feira, dia 9. O confronto, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, está marcado para as 21h30.
O time venezuelano do Rayo Zuliano enfrenta uma crise de resultados e está tendo uma temporada muito difícil em 2024. Até o momento, obteve apenas uma vitória. Essa vitória aconteceu na estreia do ano, em 3 de fevereiro, quando venceu a Portuguesa por 3 a 1, na primeira rodada do Campeonato Venezuelano.
Desde então, a equipe disputou mais 12 partidas, registrando quatro empates e oito derrotas. Um desses empates ocorreu contra o La Guaira, também da Venezuela, pela fase preliminar da Copa Sul-Americana, com o placar de 0 a 0. Na decisão da vaga, o Rayo Zuliano venceu nos pênaltis.
No campeonato nacional, o time ocupa a 12ª posição, com apenas uma vitória, três empates e sete derrotas. Já na Copa Sul-Americana, o time estreou enfrentando o Danubio, do Uruguai, em casa, e foi derrotado por 2 a 0.
Craques do time
Em 2024, o Rayo Zuliano conta exclusivamente com jogadores nascidos na Venezuela em seu elenco. Dois desses jogadores já tiveram a oportunidade de representar a seleção nacional. O lateral-direito Ángel Faría, de 40 anos, participou de duas partidas pela seleção venezuelana em 2016. Já o goleiro Daniel Valdés, de 39 anos, disputou um jogo pela seleção em 2010, em um amistoso contra Aruba.
Dos 20 jogadores que mais atuaram pelo Zuliano em 2024, apenas três possuem experiência em clubes estrangeiros. No entanto, nenhum deles jogou em grandes ligas ou teve destaque internacional.
Esses três jogadores são os meio-campistas Millan (31 anos, que jogou pelo Defensor-URU e pelo Nacional-URU de 2008 a 2010), Johao Martinez (24 anos, com passagens por clubes da Letônia e Panamá) e Yeferson Páz (33 anos, com histórico em clubes do Panamá).
O artilheiro da equipe em 2024 é o centroavante Armando Araque, de 35 anos, com 3 gols em 10 jogos. Araque possui uma carreira inteiramente dedicada a clubes venezuelanos.
Comentários estão fechados.