A PRIMEIRA ARENA do Brasil é do Athletico Paranaense!

Nos dias atuais, o Estádio Joaquim Américo Guimarães é conhecido como um dos mais inovadores do futebol brasileiro. Por exemplo, a Arena da Baixada é a pioneira no Brasil na utilização da grama sintética e que hoje é alvo de debate entre várias diretorias do país, sobre a sua utilização. Porém, a inovação não vem só de 2014, última reforma realizada visando receber jogos da Copa do Mundo que era realizada no Brasil, naquele mesmo ano.

" "

Em junho de 1999, em um amistoso contra o Cerro Porteño, todo o Brasil pode ver a primeira Arena inaugurada no país. Referência na inovação, na época, o projeto dessa primeira reforma, feita nos anos 90, durou cerca de dois anos. Além do amistoso contra a equipe do Paraguai, houve um verdadeiro show feito pela torcida e clube, mostrando sua força.

Furacão detém o primeiro projeto de Arena inaugurado no Brasil

Desde o seu dia de inauguração, era nítido que o estádio seria um local indigesto para os adversários e um impulso para o clube conseguir conquistar os seus objetivos. Um pouco mais adiante, isso se confirmou. O clube, com a Arena da Baixada, conseguiu se classificar pela primeira vez para a Libertadores no mesmo ano de sua inauguração. Ainda em 2001 o time conseguiu conquistar o primeiro grande título em sua história.

Em 2012, para atender os requisitos da FIFA para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, a Arena da Baixada ficou fechada por dois anos para reformas. Hoje conhecida como Ligga Arena, devido a venda dos Naming Rights, o local hoje é uma espécie de “arena multiuso”, que recebe vários eventos além das partidas de futebol. A grama sintética é uma grande aliada para isso, por suportar a carga de eventos.

Comentários estão fechados.