O mundial do Botafogo: como era o Torneio de Caracas?

Tricampeão mundial nos anos de 1967, 1968 e 1970, o Botafogo agora destaca em seu site oficial as conquistas do clube no Torneio de Caracas desses anos. Mas afinal, o que foi o Torneio de Caracas? Trata-se de uma competição internacional, também conhecida como Troféu Triangular de Caracas, disputada de forma não regular e consecutiva entre 1958 e 1981. Nesse período, a competição reuniu clubes e seleções de destaque.

Na primeira conquista, em 1967, o time carioca superou o Barcelona, da Espanha, e o Peñarol, do Uruguai. No ano seguinte, venceu a disputa contra a seleção argentina e o Benfica. Já em 1970, a seleção soviética foi vice, e o Spartak Trnava, da antiga Tchecoslováquia, ficou em terceiro.

A presença de adversários de peso é um dos motivos que leva o Botafogo a buscar o reconhecimento internacional desses títulos. Atualmente, não houve entrega física de prêmios aos campeões do Torneio de Caracas, levando o clube a propor a confecção de troféus e a busca pelo reconhecimento pela FIFA.

O presidente Nelson Mufarrej destaca a importância desse reconhecimento para a história gloriosa do clube e para os atletas da época, que enfrentaram grandes adversários internacionais. Mufarrej autorizou a publicação desse registro no site oficial e pretende dar continuidade ao projeto, iniciando os trâmites para buscar o reconhecimento internacional.

A fundamentação para o pedido foi elaborada por um grupo de pesquisadores liderado por Luiz Felipe Carneiro de Miranda, Grande Benemérito e curador do Centro de Memória do clube. Além do Botafogo, Bangu (na primeira edição em 1958) e Cruzeiro (em 1970 e 1977) também venceram o Torneio de Caracas.

Essa competição chegou a ser disputada paralelamente à Pequena Taça do Mundo na Venezuela, atraindo equipes renomadas. O São Paulo é bicampeão dessa competição (1955 e 1963), enquanto o Corinthians conquistou o título em 1953.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.