Clubes que certamente você conhece e NUNCA conquistaram o Mundial de Clubes

Vocês ficaram sabendo? A equipe carioca do Fluminense deu um verdadeiro show na Copa Libertadores de 2023! Sim, vocês ouviram certo. Os Tricolores conquistaram o título da competição no dia 4 de novembro, ao vencerem os argentinos do Boca Juniors por 2 a 1. E, como um grande bônus, o jogo decisivo foi em nossa casa, a bela cidade do Rio de Janeiro.

Com essa vitória, o Fluminense agora tem a oportunidade de disputar o tão cobiçado e prestigioso Mundial de Clubes. Para quem não sabe, essa competição reúne os melhores times do mundo, incluindo o campeão da Champions League e da Copa Libertadores, além de equipes de destaque de outros continentes. O Mundial de Clubes é realizado desde 1960 e já teve vários clubes importantes levantando a taça. No entanto, alguns gigantes do futebol mundial ainda aguardam essa honra.

Quais são os clubes internacionais que ainda não venceram o Mundial de Clubes?

Vamos começar falando sobre alguns deles do cenário europeu. Primeiro temos o Paris Saint-Germain, uma das equipes mais ricas do mundo. Apesar de ter em seu elenco jogadores como Messi, Neymar e Mbappé, o PSG ainda não teve o gosto de disputar um Mundial, pois nunca venceu a Champions League. Na verdade, nenhum time francês ainda teve essa oportunidade.

O Arsenal é outro exemplo curioso. Apesar de ter tido períodos de grandeza, inclusive vencendo 13 vezes o Campeonato Inglês – a última em 2004, de forma invicta – o clube também não tem em sua história a conquista do Mundial de Clubes. E a situação não é muito melhor para o restante do futebol inglês, já que apenas Manchester United, Liverpool e recentemente o Chelsea venceram a competição.

E no Brasil, quais são os clubes que ainda não levantaram a taça do Mundial?

Por aqui, apenas seis clubes conquistaram o título do Mundial de Clubes: São Paulo, Santos, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional. Logo, equipes de peso como Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Atlético-MG ainda não tiveram essa honra, além do próprio Fluminense.

O Cruzeiro, por exemplo, apesar de ter vencido duas Libertadores (1976 e 1997), não conseguiu o título mundial na sequência. Em ambas as ocasiões foram derrotados por equipes alemãs, o Bayern de Munique em 76 e o Borussia Dortmund em 97.

O Vasco da Gama teve a chance de levantar a taça do Mundial em 1998, após vencer a Libertadores. Entretanto, o clube carioca acabou derrotado pelo Real Madrid por 2 a 1 no Japão, numa partida equilibrada e marcante na história da competição.

Os mineiros do Atlético-MG também tentaram a sua sorte em 2013, mas foram surpreendentemente derrotados nas semifinais pelo modesto Raja Casablanca. Por fim, o Botafogo, apesar de duas semifinais na Libertadores (1963 e 1973), jamais teve a oportunidade de disputar o torneio mundial.

Agora todo o país e os torcedores do Tricolor torcem para que o Fluminense faça história e entre para o grupo seletivo de campeões mundiais. Afinal, quanto mais clubes brasileiros conquistando títulos internacionais, melhor para o futebol nacional, certo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.