O ex-meia Thiago Motta será o treinador da Juventus na próxima temporada. O ítalo-brasileiro, de 41 anos, assinou um contrato válido para as próximas três temporadas e chega para o lugar do demitido Massimiliano Allegri. Motta chega com bastante impacto na Juve, isso porque ele vem de uma excelente campanha a frente do modesto Bologna.
Thiago Motta conseguiu um feito inacreditável com o Bologna na última temporada: a classificação para a próxima UEFA Champions League. A equipe terminou a Série A Italiana na quinta colocação, com 68 pontos. Com isso, garantiu vaga na sua primeira Liga dos Campeões da história do clube. Esse é apenas o quarto clube na carreira do treinador. Antes, ele havia comandado Genoa, Spezia e o próprio Bologna, todos do futebol italiano.
“Estou muito feliz por começar uma nova experiência à frente de um grande clube como a Juventus. Agradeço aos proprietários e à diretoria, a quem asseguro toda a minha ambição de manter as cores da Juventus em alta e fazer a alegria dos torcedores”, afirmou Thiago Motta após confirmação de sua ida para a Juventus.
Thiago Motta se aposentou em equipe onde Lucas Moura já jogou
Como jogador, Thiago Motta teve uma carreira bastante consolidada. Apesar de ter nascido no Brasil, ele nunca jogou profissionalmente em nenhuma equipe do país. Isso porque o ex-meia fez a base na Juventus-SP e, de lá, foi direto para o Barcelona B. Passou ainda pela equipe principal dos Culés e acumulou jogos ainda no Atlético de Madrid, Genoa e Inter de Milão.
Entretanto, Motta encerrou sua carreira no Paris Saint Germain, após uma passagem de seis anos na equipe francesa. O ex-meia anunciou sua aposentadoria dos gramados em 2018 e, pouco tempo depois, o atacante Lucas Moura desembarcaria em Paris para jogar na equipe. Thiago Motta conquistou a Liga dos Campeões em duas oportunidades, além de ter sido campeão do Espanhol e do Italiano por Barcelona e Inter, respectivamente. Está em busca de seu primeiro título como treinador.