O Antalyaspor, da Turquia, contratou um velho conhecido do torcedor brasileiro para assumir o comando da equipe na próxima temporada. Trata-se de Alex, com passagens marcantes por Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe e que, atualmente, tenta se firmar como treinador. O ex-meia, de 46 anos, chegou a comandar a equipe Sub-20 do São Paulo entre 2021 e 2022, além de ter treinado o Avaí no ano passado.
Alex já havia sido anunciado pela equipe turca no último dia 18 deste mês, mas desembarcou na Turquia apenas nesta terça-feira (28). A torcida da sua nova equipe, inclusive, recebeu Alex sob muita festa, como podemos ver em um vídeo divulgado nas redes sociais do Antalyaspor.
Alex chega com um grande desafio no Antalyaspor. Isso porque a equipe terminou o Campeonato Turco apenas na décima colocação, com uma campanha de 12 vitórias, 13 empates e 13 derrotas, sem vaga para as principais competições europeias. Além disso, Alex busca apagar o fraco desempenho obtido em sua primeira experiência no futebol profissional. Sob comando do Avaí, foram apenas 17 partidas, com seis vitórias, três empates e oito derrotas.
Alex é ídolo no futebol turco
Apesar de ser lembrado com carinho pelos torcedores de Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba, Alex é um dos maiores ídolos do Fenerbahçe. Ele vestiu a camisa 10 do time turco entre 2004 e 2012 e, neste período, foram 185 gols em 378 partidas. No seu último ano de contrato com o Fenerbahçe, foi homenageado e ganhou uma estátua da equipe.
Os principais títulos de Alex em sua carreira foram as Copas do Brasil (1998 com o Palmeiras e 2003 com o Cruzeiro); uma Libertadores em 1999 com o Palmeiras, além de três edições do Campeonato Turco com a camisa do Fenerbahçe. Além disso, Alex foi campeão da Copa América com a Seleção Brasileira em 1999 e 2004.