Atualmente treinador da Seleção Brasileira, o experiente Dorival Júnior, de 62 anos, anunciou a convocação dos 26 nomes que buscarão o título da Copa América. E, dentre os escolhidos, três atuam no futebol brasileiro: os goleiros Rafael (São Paulo) e Bento (Athletico-PR), além do atacante Endrick (Palmeiras). Vale lembrar que Rafael só foi chamado por conta da lesão de Éderson, do Manchester City.
Entretanto, tem gente que acredita que Dorival prejudicou o São Paulo ao convocar o goleiro Rafael. Acontece que o arqueiro é titular absoluto e homem de confiança no Tricolor Paulista. E, vale lembrar, as competições nacionais não serão paralisadas no período dos jogos da Copa América e, com isso, Rafael pode desfalcar o Soberano por um mês.
O jornalista Gustavo Nic, do ‘Arquibancada Tricolor’, ressaltou que a ausência de Rafael deve prejudicar o time de Luis Zubeldía. Rafael deve se apresentar à Seleção na próxima segunda-feira (3). Mas, além de Rafael, Gustavo também ressaltou que Dorival desfalcará o São Paulo com alguns profissionais. Isso porque o treinador chamou nomes como de Guilherme Lyra, analista de desempenho, e Pedro Campos, preparador físico do São Paulo, para compor a delegação brasileira.
Chegada de Dorival Júnior na Seleção Brasileira
Dorival Júnior teve uma virada impressionante em sua carreira. Antes esquecido por conta da febre da contratação de estrangeiros, ele recebeu uma oportunidade do Ceará em 2022. Por conta do bom desempenho em poucos jogos à frente da equipe cearense, recebeu um convite do Flamengo, o qual considerou irrecusável.
Naquele mesmo ano, levou os rubro-negros à conquista da Copa do Brasil e da Libertadores daquele mesmo ano. Entretanto, seu contrato acabou não sendo renovado e ele não permaneceu em 2023 na equipe carioca. Até que veio a oportunidade de treinar o São Paulo em abril, onde ele conquistou a inédita Copa do Brasil. Seria o treinador da equipe na atual temporada, mas aceitou o convite para assumir a Seleção Brasileira.