Neste final de semana, foram disputados sete jogos válidos pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. As únicas partidas que não foram realizadas envolviam equipes gaúchas, tendo em vista a situação que se encontra o Rio Grande do Sul. Apesar de terem sido disputadas apenas cinco partidas da competição, já dá pra ser feita algumas previsões de como será o Brasileirão este ano.
O jornalista André Rizek, do Grupo Globo, analisou as primeiras partidas do Campeonato Brasileiro. E, segundo o apresentador do ‘Seleção SporTV’, mesmo com o Brasileirão ainda em sua fase inicial, já deu tempo para algumas equipes ativarem o “modo desespero” e começar a se preocupar com sua situação no campeonato.
“Os times que estão mandando mal devem abrir o olho. 13% do campeonato já permite a gente apontar times desesperados e já permite a gente dizer que a briga na parte de cima promete ser ferrenha, mais uma vez”, destacou Rizek.
Situação do Brasileirão até o momento
Até o momento, a grande maioria das equipes do Brasileirão disputaram ao menos quatro jogos. A exceção nesse grupo é o Criciúma, já que a equipe de Santa Catarina entrou em campo apenas três vezes na competição. Grêmio, Inter e Juventude tiveram seus jogos adiados por conta das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Por isso, ainda não se sabe quando essas equipes poderão entrar em campo novamente.
Enquanto isso, a parte de cima da tabela conta com Athletico-PR e Bahia dividindo a liderança com 10 pontos. Mas, conforme citado pelo próprio Rizek, há um equilíbrio enorme na parte de cima da tabela. Isso porque a diferença entre os líderes e o Cruzeiro (atual 10°) é de apenas três pontos. Por enquanto, o Z-4 conta com Vasco (3), Vitória (1), Atlético-GO (1) e Cuiabá (0). Entretanto, vale ressaltar que, dentre estes, os cariocas são os únicos que jogaram cinco jogos até o momento.