CORITIBA falou do ATHLETICO mas seu estádio também mudou de nome

No início desta semana, o conselho do Athletico aprovou a alteração do nome do Estádio Joaquim Américo Guimarães para Estádio Mário Celso Petraglia. Essa iniciativa não é inédita para o rival Coritiba, que, há quase 50 anos, alterou o nome de seu estádio de Belfort Duarte para Couto Pereira.

O nome inicial da casa do Coritiba foi uma homenagem ao atleta maranhense Belfort Duarte, que jogava pelo América-RJ. Embora o jogador nunca tenha vestido as cores do Alviverde, o time pelo qual ele fez história foi o adversário do Coritiba na partida de inauguração do estádio em 1932. Durante o jogo, um avião sobrevoou o estádio e lançou a bola para o pontapé inicial.

O Coritiba venceu o América-RJ por 4 a 2. Belfort Duarte conciliava as profissões de engenheiro e jogador, mudando-se do Maranhão para o Rio de Janeiro no início de 1900. Com o desejo de jogar no Fluminense, ele se associou ao América-RJ, que enfrentava dificuldades financeiras, sendo fundamental para elevar a equipe carioca entre as principais do estado na época.

E a alteração de nome?

Belfort Duarte foi um dos pioneiros a revolucionar o futebol brasileiro e a alterar o conceito de criação e manutenção de clubes em todo o país. De acordo com Straube, o nome em homenagem ao esportista era inicialmente provisório, mas só após 45 anos o clube encontrou motivo para alterar a identidade do estádio, quando o Major Antônio Couto Pereira, ex-presidente do clube paranaense, faleceu em 1976.

Antes mesmo da existência do Estádio Belfort Duarte, Antônio Couto Pereira procurou e identificou um terreno no Alto da Glória para construir uma praça esportiva exclusiva do Coritiba. O Major foi o primeiro presidente do clube, com períodos entre os anos de 1927 a 28, 31 a 34 e 37 a 45.

Durante seu mandato, foi construído o espaço agora ocupado pelas cabines de rádio, conhecido como setor social. Em 1945, Couto Pereira se afastou da presidência e permaneceu como conselheiro da equipe. Em 1976, ele faleceu, e o conselheiro Cândido Gomes Chagas propôs a mudança do nome do estádio em homenagem ao ex-presidente, o que foi efetivado.

Comentários estão fechados.