Se você é aficionado por futebol e sobretudo pelos detalhes que envolvem esse mundo, provavelmente já observou que, de tempos em tempos, os clubes apresentam mudanças em seus uniformes. Agora, já imaginou a polêmica que acontece quando o uniforme de um time de futebol incorpora cores que são características de outro clube rival? Pois é, não é nada fácil para os torcedores aceitarem isso.
Um fato que surpreendeu muitos, ocorreu com o Corinthians, um dos maiores times de futebol do Brasil. O clube já vestiu verde, cor tradicionalmente associada ao seu rival, o Palmeiras. O selo da FIFA no uniforme do Coringão na ocasião do Mundial de 2012 era verde. Além disso, outra situação ocorreu em 2002, quando o time assinou contrato de patrocínio com a Pepsi, que insistiu em promover seu refrigerante com “um toque de limão”, e todos sabem, o limão é verde.
O que os torcedores acham dessa mudança?
Naturalmente, a reação de muitos torcedores a essas alterações é de desgosto e estranhamento. Afinal, as cores do uniforme são parte da identidade do clube e são um símbolo de pertencimento e paixão para a torcida. Desse modo, qualquer alteração pode ser vista como uma quebra dessa tradição e patrimônio.
Entretanto, nem sempre incluir o verde no uniforme é apenas uma questão comercial. Um exemplo disso foi em 2016, após o trágico acidente com o time da Chapecoense. Existiu uma sugestão para acrescentar verde na camisa do Corinthians como forma de homenagem .
As polêmicas vão além do verde?
Sim, acontece que as cores polêmicas em uniformes não se restringem apenas ao verde no Corinthians. Outras situações inusitadas envolvem, por exemplo, o uniforme cinza do Botafogo, considerado um tom “azarento” pelos torcedores.
Ou ainda, o uniforme amarelo com detalhes em vermelho do Athletico Paranaense, que fez referência à Espanha, dividiu opiniões e até virou meme. Nesse sentido, os terceiros uniformes são um campo fértil para opiniões divergentes. Como foi o caso do uniforme roxo lançado pelo Corinthians em 2008, ou o uniforme todo vermelho do São Paulo, em 2013.
Portanto, percebe-se que as cores nos uniformes dos times de futebol vão muito além da escolha estética ou estratégica de marketing. As cores abrangem a identidade, a história e a tradição de um clube, sendo um elemento que mexe com as emoções dos torcedores de maneira intensa e fundamental.