O jornalista paranaense Gilberto Manoel Rocha, mais conhecido como Gil Rocha, será honrado no Campeonato Paranaense de 2024 com o Troféu Gil Rocha, uma homenagem anunciada pela Federação Paranaense de Futebol nesta segunda-feira. A iniciativa foi formalizada com a assinatura do ato oficial pela viúva de Gil, Ana Zimmerman, repórter da RPC, e pelo filho, Lucas Rocha.
Gil Rocha, que faleceu em 31 de junho de 2023, aos 63 anos, em Curitiba, deixou um legado na comunicação. O troféu que leva seu nome está sendo projetado por uma designer e será apresentado em um evento aberto à imprensa ao longo da competição. O Campeonato Paranaense de 2024 terá início nesta quarta-feira.
O Athletico-PR, portanto, deixa bem claro que quer iniciar a temporada vencendo a Taça Gil Rocha, fazendo questão de começar o ano embalado e sem perder tempo de homenagear este ícone da imprensa esportiva paranaense.
Carreira do jornalista
O homenageado iniciou sua carreira como rádio-escuta em 1975, aos 15 anos, na Rádio Paiquerê, de Londrina, antes de se formar em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) seis anos depois.
Ao longo de sua trajetória profissional, Gil Rocha foi repórter na Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Rede Globo. Começou na TV Coroados, de Londrina (hoje RPC Londrina), e posteriormente transferiu-se para a TV Paranaense, em Curitiba, em 1985.
Ao longo de 33 anos na RPC, Gil Rocha desempenhou diversos papéis, desde repórter até gerente de esportes, atuando também como comentarista. Sua contribuição foi significativa, sendo um dos responsáveis pela implementação do Globo Esporte no Paraná, sendo a primeira afiliada a adotá-lo, em 2011.
Em 2019, o jornalista assumiu a liderança do jornalismo na rádio Banda B e continuou participando do programa esportivo “Tempo Extra” na CNT. Em novembro de 2021, Gil Rocha assumiu a direção de jornalismo da CBN Curitiba, rádio em que permaneceu até seu falecimento.
Comentários estão fechados.