No mundo do futebol, não há dúvida de que Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, fez história. O ex-jogador brasileiro é, sem dúvida, um dos maiores do esporte de todos os tempos. No entanto, um detalhe da carreira desse astro do futebol gera divergências: quantos gols Pelé realmente marcou ao longo da carreira? O próprio jogador e o Livro dos Recordes alegam que a marca foi de 1.283 gols, conspicuamente mais alta do que a estatística de 767 gols reconhecida pela FIFA.
A discrepância nos números se deve à interpretação diversa de quais competições devem ser consideradas “oficiais”. A FIFA conta apenas os gols em partidas reconhecidas pelo órgão. Porém, na época que Pelé atuava – décadas de 50, 60 e 70 – o futebol tinha uma estrutura bem diferente da atual. Partidas de exibição e a participação em combinados eram comuns e, muitas vezes, os clubes priorizavam excursões ao redor do mundo a competições oficiais.
A complexidade do cenário futebolístico da época é um dos fatores que contribui para a confusão ao contabilizar a quantidade de gols de Pelé. O Santos, clube que Pelé defendeu na maior parte de sua carreira, frequentemente optava por realizar partidas de exibição no lugar de competições tradicionais, como a Libertadores. Dessa maneira, Pelé fez quase tantos amistosos quanto jogos oficiais, e geralmente “trocava” gols oficiais por gols em amistosos.
Os Amistosos de Pelé Contam Como Gols Oficiais?
Há quem argumente que os gols de Pelé em partidas amistosas não deveriam ser considerados no total de sua carreira. No entanto, é importante lembrar que durante essas excursões, Pelé enfrentou alguns dos maiores times do mundo na época, incluindo Barcelona, Real Madrid, Juventus e River Plate. Portanto, enquanto nem todos os seus amistosos foram contra equipes de alto nível, muitos foram, e os gols marcados nestas partidas ilustram seu talento inquestionável.
A ambiguidade nos números de gols de Pelé provavelmente nunca será resolvida definitivamente. No entanto, independentemente da cifra final considerada, sua lenda permanece intacta. É inegável que Pelé contribuiu enormemente para a popularidade do futebol internacional, deixando um legado marcante no esporte que vai além dos números.