A disputa contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro tem sido um desafio para grandes times como o Bahia, Santos, Vasco, Coritiba. Além desses, existem clubes que também estão a perigo na competição, por exemplo, Goiás e Internacional. O fantasma do rebaixamento vem assombrando os clubes que estão fazendo as contas para se manterem na série A.
O menor número de pontos para evitar o rebaixamento registrado na história foi de 39, alcançado pelo time do Ceará em 2019, que conseguiu escapar do Z4. No mesmo ano, o Cruzeiro acabou sendo rebaixado com 36 pontos.
Atualmente, a primeira equipe na zona de rebaixamento e a primeira fora possuem a mesma pontuação: Santos e Bahia, respectivamente, somam 21 pontos em 20 partidas. Além desses times, o Vasco, com 16 pontos acumulados em 19 jogos, apresentou uma evolução nas últimas rodadas e promete lutar contra o rebaixamento até o final da competição.
Quais são as perspectivas para Goiás e Internacional?
Os clubes Goiás e Internacional estão de olho nesta disputa tensa pela parte inferior da classificação. Ambos precisam reagir nas próximas rodadas para não serem ultrapassados pelos clubes na zona do rebaixamento. O Goiás, por exemplo, já caiu algumas vezes e vive um verdadeiro “ioio” entre as séries A e B.
O Internacional é um caso à parte, o clube só caiu uma vez, em 2016, no entanto, sua situação atual preocupa. Mesmo disputando a Libertadores da América, competição em que o time pode se sagrar campeão nesta temporada, suas fichas estão apostadas na competição continental, criando ainda mais pressão no desempenho do clube no Brasileirão. A capacidade do grupo em lidar com essas situações será determinante para os destinos do clube na temporada.