Na noite de sábado, o famoso Maracanã testemunhou um novo marco no futebol brasileiro. O tricolor carioca Fluminense venceu o Boca Juniors, conquistando pela primeira vez o cobiçado título da Libertadores. Esta conquista coloca o Fluminense na prestigiosa lista de clubes brasileiros que já obtiveram a cobiçada taça da Conmebol. O clube é agora o 11º brasileiro a se tornar campeão da competição.
Com essa vitória, o Fluminense faz parte agora de um seleto grupo de clubes brasileiros. Ao todo, temos três cariocas, quatro paulistas, dois gaúchos e dois de Minas Gerais que podem se orgulhar de já terem levado o troféu para casa. Desde a decisão de fazer a final em formato de partida única, apenas clubes brasileiros têm saído vitoriosos no torneio.
Brasil ainda atrás da Argentina nas vitórias da Libertadores
Os times brasileiros podem ter feito uma exibição impressionante nos últimos anos, mas ainda estão um pouco atrás de seus vizinhos argentinos quando se trata do número geral de títulos da Libertadores. No total, os clubes argentinos já somaram 25 vitórias, enquanto os brasileiros acumulam 23. Entre as vitórias brasileiras, o Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Flamengo lideram, cada um com três títulos impressivos na competição.
Nesta lista de elite, encontramos equipes que deixaram sua marca não só no Brasil, mas também em todo o continente sul-americano. Eis a lista das equipas brasileiras que já venceram o torneio da Conmebol: Flamengo (3), Palmeiras (3), São Paulo (3), Santos (3), Grêmio (3), Internacional (2), Cruzeiro (2), Atlético-MG (1), Vasco (1), Corinthians (1) e, claro, o mais recente campeão, Fluminense (1).
Quais clubes brasileiros ainda sonham com a taça da Libertadores?
Apesar da conquista recente do Fluminense e das vitórias passadas dos outros dez clubes brasileiros no torneio, ainda há muitos que sonham em ter sua primeira vez com a taça. Até o momento, mais de 20 equipes brasileiras jogaram no torneio sem sucesso.
Estamos falando de times como Botafogo, Athletico, São Caetano, Guarani, Bahia, Sport, Coritiba, Chapecoense, Goiás, Paysandu, Criciúma, Paraná, Santo André, Juventude, Náutico, Paulista, Bangu, América-MG, Fortaleza e Bragantino, que ainda têm suas esperanças voltadas para futuras edições da competição.