Na há 25 anos, o mundo do futebol pararia para presenciar uma das contratações mais surpreendentes do futebol brasileiro: a chegada de Romário ao Flamengo, diretamente do Barcelona. Esse momento marcaria para sempre a história do Rubro-Negro, com uma transferência incerta e impulsionada pela vontade do próprio jogador, Romário foi capaz de transformar-se em um dos maiores ídolos do clube.
No auge, Romário deixa o Barcelona pelo Flamengo
Com status de melhor jogador do mundo, protagonista na conquista do tetracampeonato mundial da seleção brasileira e com uma cifra exorbitante paga pelo Barcelona, surpreendeu ao todos ao anunciar seu retorno ao futebol brasileiro. A quantia desembolsada girou em torno de 4,5 milhões de dólares, valor considerado alto nos padrões da época, que corrigido pelo índice IPCA, representa cerca de R$ 24,7 milhões.
Contudo, a vontade de Romário foi fundamental para a efetivação do acordo. Segundo relatos, o Barcelona só abriria negociação pelo valor estipulado pelo passe do craque: 7 milhões de dólares. Mas o jogador, em uma reunião em Barcelona, afirmou a intenção de voltar ao futebol brasileiro, abrindo caminho para sua mudança de ares.
A equipe catalã planejada manter Romário até o fim da temporada europeia de 1995. Na caça ao Real Madrid na tabela de classificação, o Barcelona buscava o seu quinto título consecutivo do Campeonato Espanhol. Porém, com a saída do jogador brasileiro, a equipe viu o Real Madrid sagrar-se campeão.
O retorno triunfal de Romário ao futebol brasileiro
Apesar das burocracias e restrições impostas pelo Barcelona para a venda futura de Romário, o atacante não frustrou as expectativas dos torcedores rubro-negros. Na sua primeira temporada pelo Flamengo, Romário marcou incríveis 45 gols.
Até o fim de 1999, acumulou um total de 204 gols pelo Flamengo, antes de voltar para o Vasco. Seu desempenho pelo Flamengo eternizou seu nome na história do clube, tornando Romário uma verdadeira lenda do futebol brasileiro e do Flamengo.
Mesmo com toda a surpresa e cifras altas envolvidas, a contratação de Romário provou ser um notável investimento para o Flamengo. São momentos como estes que tornam o futebol uma fonte inesgotável de emoções e paixões. Afinal, quem poderia imaginar que o melhor jogador do mundo trocaria o poderoso Barcelona pelo Flamengo em pleno auge da carreira? Uma decisão que trouxe um dos maiores ídolos ao time, encantando uma geração de torcedores com seus gols e carisma.