Eurocopa 2024 terá mudanças inéditas; confira as novidades

A Eurocopa de 2024, que será sediada na Alemanha, contará com uma grande inovação no campo da arbitragem. A bola da competição virá equipada com uma tecnologia capaz de detectar lances de impedimento e até toques com o braço. Esta interessante característica será possível devido à Tecnologia Connected Ball, desenvolvida pela empresa esportiva Adidas.

Este sistema inclui um microchip implementado na Fussballliebe, nome dado à bola que significa “amor ao futebol” em alemão, que atuará em conjunto com a tecnologia de rastreamento de membros dos jogadores. Por meio desses recursos, será possível criar representações visuais em 3D do corpo dos jogadores em tempo real, permitindo que o ponto exato de contato da bola seja identificado.

Tais recursos serão um auxílio inestimável para o VAR (Assistente de Vídeo do Árbitro), que poderá recorrer a essas imagens computadorizadas para determinar o ponto exato de contato da bola com o corpo do jogador. Cabendo ao árbitro de campo a decisão final se o toque foi ou não intencional.

Impedimentos mais precisos

A nova tecnologia promete tornar as decisões de impedimento ainda mais precisas, uma vez que a marcação será feita a partir do exato momento em que o passe é feito, impossibilitando qualquer margem para erro humano. O tempo para análise e tomada de decisão também deve ser significativamente reduzido.

Entretanto, a implementação desse novo sistema deverá ter um custo maior em comparação ao sistema semiautomático de impedimento utilizado na Champions League, que se baseia apenas nas câmeras de rastreamento de membros.

Esperando pelos Playoffs

A Eurocopa 2024 contará com 24 equipes competindo, sendo que atualmente três vagas ainda aguardam a definição dos playoffs. O anfitrião, Alemanha, que já conquistou o campeonato europeu três vezes, está no Grupo A e enfrentará a Escócia na partida de abertura.

Os jogos eliminatórios (playoffs) serão disputados em uma fase de semifinal e final, nos dias 21 e 26 de março de 2023. A competição promete juntar, mais uma vez, o melhor do futebol europeu, com o acréscimo destas inovações tecnológicas, tornando o jogo mais justo e emocionante. Fica a expectativa de como essa nova tecnologia irá impactar os resultados da competição e até que ponto a automatização ajudará a aprimorar o belo jogo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.