Boca Juniors venceu a semifinal contra o Palmeiras, em uma partida acirrada que só foi decidida nos pênaltis, na noite desta quinta-feira (5), no Allianz Parque, em São Paulo. Com essa vitória, o time argentino se classificou para a grande final da Copa Libertadores, na qual enfrentará o Fluminense.
A final do torneio ocorrerá no dia 4 de novembro, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Esta será a décima quinta vez que clubes do Brasil e da Argentina se enfrentarão na final da Libertadores. O Boca Juniors já esteve na final em seis oportunidades, sendo que em algumas delas foi vencedor.
As finais da Libertadores sempre foram palco de confrontos intensos entre os times do Brasil e da Argentina. A primeira vez que enfrentaram-se em uma final foi no ano de 1963, com o Santos vencendo o Boca Juniors. O último confronto entre as duas nações ocorreu no ano de 2017, quando o Grêmio superou o Lanús. Os argentinos podem se gabar de um retrospecto favorável, com dez conquistas sobre os brasileiros.
As finais Brasil-Argentina na história da Libertadores?
As finais Brasil-Argentina na história da Libertadores foram o cenário de grandes duelos do futebol sul-americano e deixaram marcas inesquecíveis na memória dos torcedores. Algumas das mais memoráveis incluem:
- 1963: Santos x Boca Juniors
- 1968: Estudiantes x Palmeiras
- 1974: Independiente x São Paulo
- 1977: Boca Juniors x Cruzeiro
- 2000: Boca Juniors x Palmeiras
- 2003: Boca Juniors x Santos
- 2012: Corinthians x Boca Juniors
- 2017: Grêmio x Lanús
- 2023: Fluminense x Boca Juniors (a disputar)
A grande final: Fluminense x Boca Juniors
A final de 2023 promete ser uma partida recheada de emoções e rivalidades. Do lado do Boca Juniors, a vontade de conquistar mais um título. Do lado do Fluminense, a chance de aumentar a galeria de títulos internacionais. Portanto, no dia 4 de novembro, sintonize-se para assistir a grande partida da Copa Libertadores 2023.