FIFA fez divulgação que encheu o torcedor do Palmeiras de esperança pelo título mundial

Em meio a intensa emoção pré-final, entre Palmeiras e Chelsea, a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, lança luz sobre a história gloriosa do clube alviverde. Na última edição do Mundial de Clubes, no qual o Palmeiras foi um dos protagonistas, a FIFA já havia destacado a grandiosidade desta equipe.

Agora, novamente, a organização coloca em evidência a grandeza do Palmeiras ao longo do século XX. No site oficial da entidade, foi publicada uma matéria extensa que retrata o sucesso do clube, dando destaque para a conquista da Taça Rio em 1951, mediante uma final com a Juventus, no estádio Maracanã. Essa competição tem um grande valor para o Palmeiras, pois lutam pelo seu reconhecimento como um Mundial de Clubes.

Curiosamente, a FIFA, ao se referir ao Palmeiras, o descreve como um “campeão global”. Entretanto, apenas considera “Mundial” os torneios realizados a partir de 1960, descartando assim, a Copa Rio de 1951. O Palmeiras, por sua vez, reivindica o reconhecimento desta competição como Mundial de Clubes, ampliando assim, seu currículo de troféus internacionais.

A ficção e a realidade: A Taça Rio foi um Mundial de Clubes?

Na matéria publicada no site oficial da FIFA, a entidade utiliza a expressão “campeonato mundial” ao se referir à Taça Rio de 1951. Mas, de acordo com a própria organização, o sonho de um campeonato mundial foi discutido durante anos por grandes precursoras do futebol até finalmente se concretizar em 1951 no Brasil, que havia recentemente sido palco da Copa do Mundo FIFA.

Ressalta-se, na referida competição, a participação do jovem Liminha, então com 21 anos, que marcou um gol decisivo na final do campeonato. Com um empate de 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã, o Palmeiras conquistou o título.

Quais são os momentos históricos do Palmeiras, destacados pela FIFA?

Além da equipe de 1951, a matéria da FIFA relembra outros times que marcaram a história do Palmeiras. A “era Parmalat”, que começou a brilhar em 1993 com craques como Edmundo e Evair, e o time campeão da Libertadores em 1999 também são lembrados.

Menção honrosa também para as participações decisivas de “São Marcos” e do treinador Luiz Felipe Scolari. Este sábado (12), o Palmeiras tem a chance de acrescentar mais uma página a sua história vitoriosa na final do atual formato do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, em Abu Dahbi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.