O Botafogo já sabe quem será seu primeiro oponente na busca pela conquista da Libertadores 2024. Em confronto que promete ser emocionante, o alvinegro carioca estreará contra o Aurora da Bolívia. A equipe boliviana garantiu sua vaga após derrotar o Melgar, do Peru, na primeira fase da competição.
O Aurora marcará sua terceira participação na história da Libertadores. O clube esteve na competição anteriormente em 1964 e 2009, porém, o retrospecto não é favorável, já que possui 9 derrotas em 12 partidas. A única vitória ocorreu na atual edição do torneio contra o Melgar.
Apesar do retrospecto ruim em competições internacionais, o Aurora teve um 2023 de destaque. No Campeonato Boliviano, ficou na quinta posição com 51 pontos. O time chegou às semifinais da Copa da Liga Boliviana, mas foi eliminado pelo campeão Bolívar. Ao todo, foram 44 partidas, com 20 vitórias, obtendo, assim, um desempenho de 55% de aproveitamento.
Os destaques do time boliviano
Mesmo sem grandes investimentos, o Aurora conta com jogadores que chamam atenção. Na defesa, Luis Barbosa é uma referência, principalmente nas jogadas aéreas. No meio de campo, o brasileiro Serginho, líder de assistências do time na última temporada (11), é o principal destaque. No ataque, a aposta é o colombiano Jair Reinoso, autor de 20 gols em 2023.
À frente da equipe boliviana está Mauricio Soria, figura conhecida no futebol do país, com passagens por sete clubes e também pela seleção nacional. Como técnico, Soria possui apenas um título da Liga Boliviana, conquistado durante seu comando no The Strongest, em 2012.
O desafio da altitude
O Botafogo terá que enfrentar não só o Aurora, mas também a altitude de Cochabamba, cidade onde está localizado o Estádio Félix Capriles, a 2.600 metros acima do nível do mar. Mesmo assim, esse não é o maior obstáculo da Bolívia, pois as cidades de Potosí e La Paz, por exemplo, estão a 4.000 e 3.640 metros de altitude, respectivamente.
Diante deste cenário, o Botafogo precisa estudar bem seu adversário para conseguir uma boa estreia na Libertadores 2024. Mesmo com a disparidade técnica entre as equipes, o alvinegro não pode menosprezar o Aurora e deve buscar superar as adversidades para conquistar um bom resultado.