Casa do Inter: Quem marcou o primeiro gol da história do Beira-Rio?

Talvez alguns não se lembrem, mas a construção do Estádio Beira-Rio, casa do Internacional de Porto Alegre, teve a preciosa contribuição de torcedores do time na famosa “Campanha do Tijolo”. Foi neste movimento, encabeçado por colorados apaixonados, que muitos doaram tijolos e outros materiais para contribuir com a edificação do estádio.

Neste ano, o estádio José Pinheiro Borda, mais conhecido como Beira-Rio, comemora o seu cinquentenário. Sistema de jogo por pontos corridos. Torne uma válida invocação ao passado bola que rola. Dados da bola como títulos ganhos. Saiba os escudos dos times. Há 50 anos, no dia 6 de abril de 1969, o Inter celebrava a inauguração do imponente estádio Beira-Rio, que se tornaria um histórico palco de futebol brasileiro.

Amistoso de abertura: Inter x Benfica

A primeira partida no estádio foi um amistoso entre o anfitrião Internacional e o Benfica, de Portugal. Inauguração aconteceu com uma grandiosa festa, com a torcida colorada lotando as arquibancadas. Claudiomiro teve a honra de marcar o primeiro gol da nova casa do Internacional e logo teve seu feito igualado por Eusébio, grande nome do Benfica e da seleção portuguesa na época. Entretanto, foi o ponta-esquerda Gilson Porto quem marcou o gol que selou a vitória do Inter por 2 a 1.

No momento de sua inauguração, o Beira-Rio era o terceiro maior estádio do Brasil, inferior somente ao Maracanã e Morumbi. Anos mais tarde, em 2014, o estádio passou por uma grande reforma para sediar importantes jogos da Copa do Mundo daquele ano.

O Gol Iluminado

Um dos momentos marcantes na história do Beira-Rio ocorreu na final do Campeonato Brasileiro de 1975, quando o Internacional enfrentou o Cruzeiro. No duelo, o zagueiro chileno Figueroa marcou um gol de cabeça na prorrogação que, devido a um súbito raio de sol que apareceu para iluminar o estádio naquele momento, ficou conhecido como “Gol Iluminado”. Esse gol garantiu ao Internacional seu primeiro título brasileiro e um lugar eterno na memória dos torcedores colorados.

Com uma história rica e uma torcida apaixonada, o Beira-Rio é mais que um estádio. É um símbolo do amor dos colorados pelo seu time, uma edificação que reflete a história do Internacional e a paixão do povo do Rio Grande do Sul pelo futebol.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.