Hoje trazemos à memória um feito histórico protagonizado pelo Atlético-MG no cenário global do futsal no ano de 1998. O então time campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF) em 1997, se consagrou campeão da Copa Intercontinental ao derrotar o Dínamo Moscou, direto do Luzhniki Hall, na capital Russa. A competição final se deu em uma série de três jogos, marcados pela tensão e emoção. Na primeira partida, o time russo levou a melhor com uma vitória por 6 a 5.
Contudo, na sequência, o Atlético-MG soube reverter o jogo e saiu triunfante com uma goleada de 4 a 0, postergando a decisão do título para o último dos jogos. No confronto decisório, o time mineiro mais uma vez se sobressaiu, desta vez com um placar de 4 a 3 e garantiu o título Mundial Interclubes de futsal para o Atlético-MG pela primeira e única vez.
Jogo decisivo e vitória brasileira
O terceiro e último jogo foi pautado por reviravoltas e emoções. Euler, pivô do Atlético, iniciou o placar com um gol para os brasileiros, porém Beily empatou para o Dínamo. A partir daí, o jogo se desenrolou em uma sequência de gol a gol até que Manoel Tobias e Jorginho marcaram consecutivamente para o ‘Galo’, proporcionando uma vantagem que deixou a taça mais próxima dos brasileiros.
Embora o russo Verizhnikov tenha diminuído para o Dínamo, a reação veio tarde demais e a vitória ficou com o Atlético-MG. A equipe campeã contava com nomes como Rogério, Digo, Índio, Euler, Piu, Véio, Kelson, Manoel Tobias, Rosinha, Saad, Jorginho e Lincoln. O técnico era Miltinho.
Além da conquista do Atlético-MG, outros clubes brasileiros tiveram destaque ao longo da história do Mundial Interclubes de Futsal. O Carlos Barbosa, por exemplo, foi tricampeão, enquanto o Sorocaba conquistou o título por duas vezes. Internacional, Canoas-RS e Atlântico Erechim-RS também possuem um título cada na competição. O ano de 1998 ficará sempre marcado na memória dos torcedores alvinegros como o momento em que o Atlético-MG levou o futsal brasileiro ao topo do mundo.