Ao contrário do que acontece no exterior, o mercado de futebol no Brasil tem sido bastante movimentado em 2024. Destaque para o Flamengo, que se colocou entre os dez clubes que mais desembolsaram no planeta para contratar novos jogadores. Atualmente, o rubro-negro ocupa a sétima posição nesta lista global.
O Flamengo, clube mais rico do Brasil, já desembolsou um montante de 22,5 milhões de euros (o equivalente a R$120,8 milhões) com a chegada dos jogadores uruguaios Matías Viña e Nicolás de la Cruz. Isso coloca o time carioca em uma posição de destaque no mercado global de transferências. Apenas Barcelona, Lyon, Zenit São Petersburgo, Tottenham, RB Leipzig e Al-Hilal investiram mais em contratações nesta janela de transferências.
Brasil domina o mercado sul-americano
Entre os clubes brasileiros, o Palmeiras é o segundo que mais investiu em novas contratações, ocupando a 12ª colocação no ranking mundial. Isso demonstra a força do futebol brasileiro no cenário sul-americano e até mesmo global. Do top 10 das contratações mais caras de 2024, três jogadores estão no futebol brasileiro.
Além do Flamengo, outros clubes brasileiros também conseguiram destaque na temporada 2023/24. O Barcelona lidera o ranking com a contratação do brasileiro Vitor Roque por 40 milhões de euros. Em seguida, vem o Tottenham, que adquiriu Radu Dragusin por 25 milhões de euros. O terceiro lugar é do RB Leipzig, que desembolsou 24 milhões de euros por Eljif Elmas.
Confira abaixo o ranking completo:
- Vitor Roque (A, BRA, Barcelona): 40 milhões de euros
- Radu Dragusin (Z, ROM, Tottenham): 25 milhões de euros
- Eljif Elmas (MA, MAC, RB Leipzig): 24 milhões de euros
- Renan Lodi (LE, BRA, Al-Hilal): 23 milhões de euros
- Lucas Beraldo (Z, BRA, Paris Saint-Germain): 20 milhões de euros
- Cyril Ngonge (MA, BEL, Napoli): 18 milhões de euros
- Marcos Leonardo (A, BRA, Benfica): 18 milhões de euros
- Malick Fofana (MA, BEL, Lyon): 17 milhões de euros
- Artur (MA, BRA, Zenit São Petersburgo): 15 milhões de euros
- Nicolás de la Cruz (M, URU, Flamengo): 14,5 milhões de euros
A janela de transferências de 2024 mostrou ainda mais o crescimento do futebol brasileiro em relação aos demais mercados sul-americanos e demonstra a força financeira de clubes como Flamengo e Palmeiras no cenário global.